G7: Papa reflete sobre o futuro da humanidade diante da inteligência artificial. “Fascinante mas tremendo”

Francisco falou no encontro de cúpula em Borgo Egnazia, na Puglia. Na sessão conjunta com os líderes mundiais, indicou as oportunidades, os perigos e os efeitos da inteligência artificial: a humanidade está condenada a um futuro sem esperança se as pessoas forem privadas da capacidade de decidir sobre si mesmas e sobre suas vidas, condenando-as a depender das escolhas das máquinas

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“A inteligência artificial é algo fascinante, mas ao mesmo tempo tremendo”, disse o Papa ao início do encontro com os líderes dos 7 países do G7 em Borgo Egnazia na região da Puglia na Itália.

“Nenhuma máquina, em caso algum, deveria ter a possibilidade de optar por tirar a vida a um ser humano.

O Papa falou sobre a Inteligência Artificial, um dos principais temas do G7. Um “instrumento fascinante”, mas ao mesmo tempo “tremendo”, disse ele; “um instrumento” capaz de trazer benefícios ou causar danos, como todas as “ferramentas” criadas pelo homem desde o início dos tempos.

O Papa já tinha dedicado sua Mensagem para o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais a esse tema. Agora, diante dos homens e mulheres responsáveis pelo mundo, ele examina suas oportunidades, mas sobretudo seus riscos e “efeitos sobre o futuro da humanidade”. O seu olhar está voltado principalmente para essa guerra com seus “pedaços” cada vez mais unificados.

Num drama como o conflito armado, é urgente repensar o desenvolvimento e o uso de dispositivos como as “armas autônomas letais” para proibir sua utilização, começando já com um compromisso ativo e concreto para introduzir um controle humano cada vez maior e significativo.

Potencial humano

Que nunca aconteça que as máquinas matem o homem que as criou. Francisco do palco do G7 refletiu a partir da engenhosidade humana, para esclarecer como não existe nenhum preconceito sobre os progressos científico e tecnológico, mas sim o medo de um desvio: “A ciência e a tecnologia são produtos extraordinários do potencial criativo de nós seres humanos”, disse o Pontífice. “É a partir do uso deste potencial criativo que Deus nos deu que a inteligência artificial vem à luz”. Um “instrumento extremamente poderoso”, sublinhou o Papa, utilizado em muitos âmbitos da ação humana: medicina, trabalho, cultura, comunicação, educação, política. “É agora lícito levantar a hipótese de que o seu uso influenciará cada vez mais o nosso modo de vida, as nossas relações sociais e, no futuro, até mesmo a forma como concebemos a nossa identidade como seres humanos”.

Portanto, por um lado, as possibilidades que a IA oferece são estimulantes; por outro lado, geram medo pelas consequências que se preveem. Em primeiro lugar, para Francisco é necessário distinguir adequadamente entre uma máquina que “pode, de algumas formas e com estes novos meios, produzir escolhas algorítmicas” e, portanto, “uma escolha técnica entre várias possibilidades”, e o ser humano que, em vez disso, “não só escolhe, mas em seu coração é capaz de decidir”.

“É por isso que, diante dos prodígios das máquinas, que parecem ser capazes de escolher de forma independente, devemos ter claro que o ser humano deve sempre ficar com a decisão, mesmo nos tons dramáticos e urgentes com os quais ela às vezes se apresenta em nossas vidas”, disse ainda o Papa.

A advertência do Papa foi incisiva: “Condenaríamos a humanidade a um futuro sem esperança se retirássemos das pessoas a capacidade de decidir sobre si mesmas e sobre as suas vidas, condenando-as a depender das escolhas das máquinas. Precisamos – disse ele – garantir e proteger um espaço de controle significativo do ser humano sobre o processo de escolha de programas de inteligência artificial: a própria dignidade humana está em jogo”.

Revolução cognitivo-industrial

Em suma, não estamos falando apenas de progresso científico, mas estamos diante de “uma verdadeira revolução cognitivo-industrial que”, disse o Papa Francisco, “contribuirá para a criação de um novo sistema social marcado por complexas transformações epocais”.

A inteligência artificial poderia permitir a democratização do acesso ao conhecimento, o progresso exponencial da pesquisa científica, a possibilidade de delegar trabalhos árduos às máquinas; mas, ao mesmo tempo, poderia trazer consigo uma injustiça maior entre nações avançadas e em desenvolvimento, entre classes sociais dominantes e classes sociais oprimidas, colocando em perigo a possibilidade de uma “cultura do encontro” e promovendo uma “cultura do descarte”. “Este é o perigo”, disse ele.

Francisco falou sobre a “ética”: É nela que está em jogo a condição humana de “liberdade” e “responsabilidade”; é sem ela que “a humanidade perverteu os fins do seu ser, transformando-se em inimiga de si mesma e do planeta”. Hoje, observou o Papa, “há uma perda ou, pelo menos, um eclipse do sentido do humano e uma aparente insignificância do conceito de dignidade humana”, os programas de inteligência artificial “devem ser sempre ordenados para o bem de cada ser humano”. Eles devem ter, em outras palavras, “uma inspiração ética”.

Nesse sentido, o Papa mencionou favoravelmente a assinatura em Roma, em 2020, marcado pela pandemia, do Apelo de Roma para a Ética da Inteligência Artificial (Rome Call for AI Ethics), e o apoio a essa forma de moderação ética dos algoritmos condensada no neologismo “algorético”.

Embora tenhamos dificuldades para definir um único conjunto de valores globais, podemos, no entanto, encontrar princípios partilhados para enfrentar e resolver os dilemas ou conflitos de vida.

Entre os vários riscos, o Papa também teme o de um “paradigma tecnocrático”. É precisamente aqui, disse ele, que a “ação política” se torna “urgente”. Política, para muitos hoje, “é uma palavra feia” que lembra “erros”, “corrupção”, “ineficiência de alguns políticos”, à qual se somam “estratégias que visam enfraquecê-la, substituí-la pela economia ou dominá-la com alguma ideologia”. Entretanto, “o mundo pode funcionar sem política?”, perguntou o Papa. Sim, “a política é necessária” é a resposta. Mas, diante dos cenários descritos, é necessária uma “política saudável” que nos faça olhar para o nosso futuro com esperança e confiança.

Há, de fato, “coisas que precisam ser mudadas com redefinições fundamentais e transformações importantes” e “somente uma política saudável poderia guiar o caminho, envolvendo os mais diversos setores e conhecimentos”, disse o Papa. “Dessa forma”, acrescentou, “uma economia integrada em um projeto político, social, cultural e popular que tende para o bem comum pode abrir caminho para diferentes oportunidades, que não implicam deter a criatividade humana e seu sonho de progresso, mas sim canalizar essa energia de uma nova maneira”.