Gestores da região de Maringá participam de oficina de capacitação sobre o Marco do Saneamento

Na foto de OFATOMARINGA.COM, Ricardo Maia, Coordenador da secretaria das Cidades

Maringá é a terceira cidade polo a receber a oficina sobre a Prestação Regionalizada dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário promovida pelas secretarias das Cidades e das Microrregiões com participação Paraná Cidade. O encontro de hoje aconteceu no auditório do Sebrae.

A oficina que já passou por Curitiba e Londrina, vai para Cascavel e Guarapuava depois de passar pela Cidade Canção. O objetivo do Governo do Paraná, explica Ricardo Maia – superintendente regional da secretaria das Cidades, “é alcançar antecipadamente as metas definidas pelo Marco do Saneamento porque trabalha com regionalização e possibilidades de potencializar os contratos com prestadores de serviços”.

Maia explica que o Paraná já possui saneamento em 80% das cidades e que até 2027, o governador Ratinho quer que o estado chegue à universalidade em matéria de saneamento.

A secretária estadual das Microrregiões – Márcia Amorim, explicou em entrevista a OFATOMARINGA.COM, que as oficinas abordarão temas como as vantagens da prestação regionalizada dos serviços, a implantação da tarifa regulada dentro do enorme contexto que engloba a regulamentação da Lei do Marco Regulatório do Saneamento Básico no País e também das Alterações Promovidas pela Lei 14.026/2020.

MÁRCIA AMORIM – SECRETÁRIA GERAL DAS MICRORREGIÕES

“Os municípios vão ficar muito mais fortes”, explica Márcia, “antes, o município ia sozinho atrás do ente regulador para tentar resolver os seus problemas, agora será a região que se ocupará de fazer respeitar as normas e metas vigentes no Marco; além disso, os municípios maiores também acabarão ajudando os menores e uma integração que beneficiará toda região”, concluiu.