A Guarda Municipal de Maringá apresentou na tarde desta segunda-feira (2) durante cerimônia na sede da rua Fernão Dias, 35 novas pistolas que passam a fazer parte do contingente municipal da Secretaria de Segurança Pública. Além das armas, a corporação recebeu também uniformes para os Guardas Municipais recém formados nos cursos preparatórios.
Os novos uniformes foram confeccionados em tecido maleável, garantindo mais conforto aos agentes, e têm proteção contra raios solares. Serão entregues 1.300 peças, incluindo camisas combat, calça operacional e boné.
O investimento de R$ 117,5 mil provêm de emendas parlamentares entregues ao município pelo Senador Sérgio Moro e pelo Deputado Federal Sargento Fahur.
O secretário municipal de Segurança Pública, Luiz Alves, disse em entrevista à imprensa que o reforço no contigente de armas é importante sobretudo para que população e agentes se sintam mais seguros. Alves explicou que com a descentralização da GM através da criação de módulos em Iguatemi, Floriano e na zona sul de Maringá e o reforço na estrutura através da chegada e formação de novos GMs, está gerando sensação de segurança na população, e que isso é algo que já está se refletindo também na redução da criminalidade. Durante a cerimônia de hoje, 12 agentes que passaram no último concurso público, receberam os certificados de formação de manuseio de armas, inclusa a temida calibre 12. Outros 35 GMs que passaram em concurso devem começar em breve os cursos preparatórios.
“Receber equipamentos novos é importante porque vão se somar a todos os esforços que estamos fazendo e que já estão se refletindo positivamente na segurança da cidade. Os agentes que receberam os certificados hoje estão habilitados a usar as pistolas calibre 380 e também as armas longas calibre 12. Essas armas quando são colocadas à disposição e em uso, causam impacto na criminalidade que teme, elevam o nível de percepeção de segurança da população e também dos próprios agentes”.
Para Alves que a descentralização com criação de módulos estão se refletindo no dia a dia da segurança da cidade. Ele lembra também, que o conjunto de ações que está trazendo impacto positivo inclui a parceria com a Polícia Militar, e que através da sinergia da forças de polícia, está aumentando o número de prisões em flagrante e a consequente diminuição de crimes.
O prefeito Silvio Barros corrobora com as afirmativas de Alves, e diz que a estratégia de criação novos módulos prosseguirá, porque segundo ele, não é só a população que percebe a maior presença da GM e sua melhor distribuição no território. “Os bandidos também percebem a presença da GM e deixam o território de Maringá, e é isso que nós queremos, segurança para a população”, disse Barros.