Golpe do falso advogado faz quase 240 vítimas no Paraná

OAB Maringá reforça alerta. Desde outubro do ano passado, quando a OAB lançou campanha, instituição recebeu cerca de 30 denúncias por mês

Um total de 237 denúncias foram registradas pela OAB Paraná desde outubro do ano passado, quando a instituição iniciou uma campanha para orientar a sociedade e a advocacia contra os chamados golpes do falso advogado. Foram quase 30 registros por mês.

Diante desses números, a OAB Paraná e a OAB Maringá voltam a reforçar o alerta: as pessoas que possuem ações na Justiça precisam estar atentas. Conforme explica o presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, esses golpistas se passam por advogados ou funcionários de escritórios de advocacia e cobram dinheiro de clientes sob o argumento de dar andamento às ações.

 

Para chegar até às vítimas, o bando usa dados verídicos coletados nas próprias plataformas eletrônicas dos tribunais de Justiça. Processos que não correm sob sigilo têm acesso público e isso é explorado pelos criminosos.

“Por isso, estamos reforçando esta campanha, alertando aos advogados e à sociedade. Antes de fazer qualquer pagamento, o cliente contatado por telefone ou outros meios deve entrar em contato com o escritório para confirmar a procedência, de preferência pessoalmente ou pelo telefone fixo do escritório”, destaca o presidente da OAB.

Se o golpe ou tentativa ocorrer, formalize a denúncia. Por se tratar de crime que depende de representação criminal, a recomendação é a de que, além de registrar a ocorrência, os advogados e os clientes vítimas de golpe compareçam à delegacia para a representação, apresentando os comprovantes de pagamento e demais provas da materialidade do golpe.
A OAB Paraná mantém um canal para denúncias no site da seccional: LINK