O time do Rio só precisava de um empate na partida disputada na tarde deste sábado em São João del Rei porque havia vencido na ida por 1 a 0, mas surpreendeu e ficou com o título.
O Athetic começou jogando melhor e criou muitas oportunidades de gol, mas acabou surpreendido justamente quando estava muito melhor na partida. Aos 23 minutos os mineiros quase fizeram com Fumaça, mas dois minutos depois veio o gol de PK que aproveitou uma grande jogada MV que driblou o lateral na ponta direita, invadiu a área e cruzou para trás para o chute sem defesa para Jeferson.
O Athletic sentiu o gol e só começou a reagir no final do primeiro-tempo, mas a etapa terminou mesmo em 1 a 0.
Na volta ao gramado o Athletic veio com tudo, mas acabou tendo um jogador expulso aos 10 minutos o que desastabilizou os mineiros. Geovane que já tinha amarelo fez falta no meio do campo e acabou tomando outro amarelo e foi expulso. A partir daí o Volta começou a explorar os contra-ataques e lutando para suportar a fúria do Athletic que mesmo com um jogador a menos se jogou para o ataque.
E foi justamente esse comportamento do Athletic que forneceu ao Volta a arma fatal para matar a partida e ficar com o título.
Robinho rouba bola e vai à linha de fundo; ele cruza na cabeça de Bruno Santos que de cabeça manda para o fundo das redes.
Aos 38 o Athletic ainda teve mais um jogador expulso. Paulo Villero fez falta em Sanches e tomou vermelho.
Volta Redonda, Athletic, Remo e Ferroviária vão disputar a Série B em 2025.