O diretor-presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, assinaram neste sábado (13) um protocolo de intenções visando cooperação para o desenvolvimento dos esportes para pessoas com deficiência no estado.
O encontro sela o acordo que coordenará esforços das respectivas equipes técnicas para o planejamento e estruturação da capacitação dos profissionais de educação física do Estado do Paraná, além da criação de um centro de referência regional de treinamento, para iniciação e alto rendimento. O objetivo será o desenvolvimento de ações para inclusão das pessoas com deficiência no esporte, bem como aprimoramento das atividades paradesportivas aos atletas já praticantes.
assinaram neste sábado, 13, um protocolo de intenções visando cooperação para o desenvolvimento dos esportes para pessoas com deficiência no Paraná – Foto: Divulgação SEET
“Precisamos consolidar a cultura da prática desportiva para pessoas com deficiência em todo o país, e o Paraná é uma Unidade da Federação de extrema importância neste processo. Queremos desenvolver nossos projetos, já bem sucedidos em São Paulo, aqui no estado e o apoio da Esporte Paraná é fundamental para o êxito desta ação”, citou Mizael Conrado.
Um dos programas mencionados por Conrado é o curso “Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte”, no formato de ensino à distância (EaD), de forma gratuita. A iniciativa faz parte da meta de capacitar até 100 mil profissionais de Educação Física, de todo o Brasil, em esportes adaptados até 2025.
A parceria será de suma importância para o desenvolvimento da área no estado, fator reforçado pelo presidente da Esporte Paraná. “Criamos um setor específico do paradesporto, com toda autonomia e apoio para que se possa cuidar dos atletas e ainda possamos elaborar um espaço para treinamento”, sinalizou Wirbiski, que ainda lembrou que “o governador Carlos Massa Ratinho Júnior disse que o governo do Paraná dará todo o apoio nesta área”.
“É motivo de alegria e orgulho para o estado do Paraná contribuir com o desenvolvimento do paradesporto, ainda mais neste momento, em que o estado dá cada vez mais importância a este tema”, disse Mário Sérgio Fontes, coordenador do paradesporto na Esporte Paraná.
O acordo ocorreu simultaneamente às disputas da Etapa Regional Rio-Sul do Circuito Brasil Loterias Caixa, organizado pelo CPB, no campus da Universidade Positivo, em Curitiba. O local acolheu desde a última sexta-feira mais de 600 atletas de cinco estados nas modalidades atletismo, natação e halterofilismo.
Participaram da cerimônia o presidente do CPB, Mizael Conrado; o diretor presidente da Esporte Paraná, Hélio Wirbiski; o coordenador de paradesporto da pasta, Mário Sergio Fontes; o vereador de Curitiba, Pier Petruzziello (PTB); Anelise Hermany, primeira mulher com deficiência a representar o Brasil em uma edição dos Jogos Paralímpicos, em Nova York 1984; Claudiane Pasquali, diretora de paraequestre da Federação Paranaense de Hipismo, neste ato representando o senador da República, Flávio Arns (Rede-PR); o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Vieira Brandão, e demais membros da diretoria do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Esporte Paraná.