O prefeito de Curitiba Rafael Greca publicou em uma rede social, um vídeo comunicando sua decisão de decretar “bandeira vermelha” a capital por 9 dias. O prefeito diz que a “situação é grave”, e que o país adoeceu com uma cepa muito feroz, de transmissão, rápida em se agravar e eficaz em matar – inclusive os jovens”. Veja o vídeo e leia a transcrição das palavras de Greca que aparece no vídeo com sua esposa Margarita Sansone.
DIZ GRECA NO VÍDEO
“Com o coração apertado, venho cumprir meu ofício de Prefeito em decretar a #BandeiraVermelha em Curitiba. A partir da meia-noite, 13 de março de 2021 por, pelo menos, 9 dias teremos restrições mais severas de funcionamento de serviços e do comércio e áreas onde propiciam a aglomeração de pessoas. Nosso #SUSCuritibano tem 1.031 leitos e UTIs exclusivos Covid-19 (566 leitos clínicos e 465 UTIs).
Nos últimos dias, abrimos 240 leitos clínicos nas UPAs e 154 UTIs. Mas a situação é grave. O Brasil adoeceu de uma nova cepa que é feroz em transmissão, rápida em se agravar e eficaz em matar – inclusive os jovens.
Esse é um esforço imenso para livrar nossa gente desse mal. #VaiPassar Nós vamos vencer. Temos vacinas, ainda não todas que desejamos, mas temos a melhor vacina contra o desânimo que é a fé e a esperança. Estamos trabalhando arduamente para conseguirmos comprar vacinas para agir complementarmente com o Governo do Estado e Governo Federal.
Margarita e eu, contamos com seu apoio. Só vai passar se todo mundo cooperar. Suplico a todos que obedeçam as normas sanitárias. Mantenham o isolamento social, façam a higienização das mãos e, por favor, usem a máscara. Juntos, vamos vencer!”