A cerimônia da troca de comando da Guarda Municipal de Maringá que investiu no cargo o ex-corregedor da corporação – Paulo Sérgio Viana (49), aconteceu na manhã desta quarta-feira, 15, no local identificado por grande parte da população como o de maior insegurança na cidade. Uma enorme tenda foi armada no meio da Praça Raposo Tavares para receber grande parte do efetivo da corporação da GM, mas também da secretaria de Mobilidade Pública. As duas pastas têm como secretário o vereador e delegado da Polícia Civil licenciado, Luiz Alves. Em entrevista concedida a OFATOMARINGA.COM, Alves disse que realizar a cerimônia na praça é uma mensagem para a marginalidade. “O maringaense nos pediu e nós vamos mudar o modo de atuar da GM, fazendo com que haja presença contínua de efetivo em locais onde há fenômenos de marginalidade. A praça é nossa, é da população e a GM não permitirá mais que esses locais sejam dominados pelo tráfico”.
Em seu discurso logo após o ato da troca de comando, Luiz Alves ressaltou que o novo Comandante da Corporação é uma indicação dele com aval do prefeito Silvio Barros. Ele disse também que tem uma missão muito árdua, pois deixou de “ser pedra” na função de vereador para “ser vidraça” na função executiva.
“O território aqui é do município, não é da marginalidade, por isso estamos fazendo essa troca de c
omando aqui; queremos deixar claro que com a ajuda da GM e das outras forças policiais vamos garantir segurança à cidadania que vai poder novamente ocupar este espaço e todos os outros sem ter medo de ser assaltado ou coisa pior”, disse Luiz Alves.
“Queremos que a população perceba que as reivindicações apresentadas durante a campanha foram ouvidas e começamos num lugar considerado problemático justamente para que se note que viramos a página e que vamos oferecer a segurança pública que o cidadão quer ter”, disse o prefeito em entrevista a OFATOMARINGA.COM
Paulo Viana, o novo Comandante da GM, está na corporação desde sua criação em 2008. Em entrevista a OFATOMARINGA.COM ele disse “que foi pego de surpresa, mas que está preparado para encarar o desafio de comandar o efetivo seguindo as orientações do secretário municipal de Segurança e do prefeito”.