Guitarrista Jeff Beck morre aos 78 anos

Um dos maiores nomes do instrumento, o britânico não resistiu a uma meningite bacteriana, de acordo com comunicado de sua família

foto: reprodução

“Em nome de sua família, é com profunda e intensa tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck”, diz a publicação. “Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele morreu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda.” 

Beck nasceu em 1944, em Wallington, no Sul da Inglaterra. Começou a carreira como músico de estúdio até que, em 1965, assumiu o posto de guitarrista da banda Yardbirds, substituindo Eric Clapton.

Ao longo dos anos, o grupo ficou marcado na história do rock por ter em diferentes formações três dos grandes guitarristas do gênero. Além de Beck e de Clapton, o integrante do Led Zeppelin, Jimmy Page, também fez parte da banda.

Mas foi com o Jeff Beck Group e em carreira solo que o músico fez fama, a partir do fim da década de 1960. Seus álbuns mais famosos são “Blow by blow”, de 1975, e “Wired”, de 1976, marcando sua transição para um estilo de rock mais instrumental – e tendo sucesso comercial, apesar disso.

Jeff Beck (à esquerda) no Yardbirds, com Chris Dreja, Jim McCarty, Jimmy Page e Keith Relf

 

O guitarrista sem palheta

Ao longo dos anos, Beck ficou conhecido pela habilidade e técnica com a guitarra, que, diferentemente da maioria dos instrumentistas ao redor do mundo, ele tocava sem usar palheta. O guitarrista abandonou o objeto e passou a tocar com os dedos a partir do álbum “Jeff Beck’s Guitar Shop”, de 1989.

Apesar de muito ligado ao rock, seu estilo tinha como base o blues e incorporava elementos do jazz fusion e do hard rock, além da música eletrônica. Apesar de reconhecido pelo talento na guitarra, Beck nunca foi tão popular e nem vendeu tantos discos quanto outros grandes nomes do instrumento na história do rock.

Além da carreira solo, Beck tocou guitarra em vários álbuns de cantores e bandas, incluindo Bon Jovi, Roger Waters, Morrissey e Ozzy Osbourne, entre muitos outros.

Seu projeto mais recente foi o álbum “18”, em parceria com o ator Johnny Depp, com quem saiu em turnê ao longo de 2022.
O artista britânico ganhou oito prêmios Grammy ao longo da carreira – o primeiro em 1985 e o último em 2010. Sete deles em categorias de música instrumental.

Beck também entrou duas vezes para o Hall da Fama do Rock and Roll – em 1992, como membro dos Yardbirds, e em 2009, como artista solo. fonte: Estado de Minas Gerais