Quem visitar a igreja mais antiga de Lucerna, na Suíça, poderá ter uma surpresa quando for recebido no confessionário por um holograma alimentado por IA de ninguém menos que o próprio Jesus Cristo.
A Capela de São Pedro em Lucerna trabalhou com o Laboratório de Investigação de Realidades Imersivas da universidade HSLU da cidade nesta instalação artística experimental, que tem como objetivo levantar questões sobre as oportunidades e os riscos envolvidos na utilização da inteligência artificial nos cuidados pastorais.
As pessoas podem interagir com uma representação holográfica de Jesus que, alegadamente, se dirige aos utilizadores com “A paz esteja contigo, irmão” (independentemente do sexo da pessoa) e os incentiva a discutir “o que quer que esteja a perturbar o seu coração hoje”. Não se sabe o que acontece se a resposta for “Tu seres um holograma, para começar!”
A instalação intitula-se “Deus in Machina” e foi concebida por Philipp Haslbauer e Aljosa Smolic do Centro de Realidades Imersivas da Hochschule Luzern, juntamente com Marco Schmid, que é teólogo na paróquia.
“O título da instalação – ‘Deus in Machina’ – sugere a omnisciência e a sabedoria divinas. É deliberadamente provocador”, disse Marco Schmid da Capela de São Pedro.
“As pessoas curiosas que estão mais afastadas da igreja são particularmente susceptíveis de mostrar grande interesse em trocar ideias com o Jesus da IA”, acrescentou.
O programa incentiva as pessoas a “pensar criticamente sobre os limites da tecnologia no contexto da religião”, de acordo com a equipa, que insistiu que colocar a instalação num confessionário foi uma decisão prática destinada a encorajar “momentos de intimidade” com o holograma. Não se trata de uma penitência.
De fato, caso se esteja a perguntar, as conversas com o Jesus da IA, que pode falar 100 línguas diferentes, não contam como confissões.
Schmid disse à Swissinfo que o programa de IA foi treinado usando as escrituras sagradas e textos teológicos da internet, deixando em aberto a possibilidade de oferecer interpretações bíblicas ou conselhos espirituais em desacordo com os ensinamentos da Igreja. No entanto, ele afirmou que “em todos os testes anteriores, suas respostas corresponderam à visão teológica da igreja de São Pedro”.
Tendo em conta que os sistemas de IA seguem algoritmos concebidos por terceiros, a questão do seu processo de tomada de decisões é algo interessante a considerar, bem como os conselhos éticos que dá.
A igreja está ciente disso e a instalação culminará com uma apresentação e discussão dos resultados do projeto, que terá lugar a 27 de novembro.
Dito isto, não impediu a reação online, com muitos a acharem tudo isto ridículo ou muito ofensivo.
If you notice I’m gone for a few days, and then hear about a fire in a church in Switzerland, I certainly had nothing to do with it https://t.co/EJtTJVjQcv
— Fr. Tom Bombadil (@calix517) November 20, 2024
“Se repararem que estive ausente durante alguns dias e depois ouvirem falar de um incêndio numa igreja na Suíça, de certeza que não tive nada a ver com isso”, brincou um utilizador.
Outro perguntou: “Eu não sou muito religioso, mas isto não é muito contra os ensinamentos?
Então, será que é “Pai, perdoa-lhes porque eles cometeram um erro”?
“Ou eles sabem o que estão fazendo?
euro news