José e Maria, com coração alegre sobem ao Templo em Jerusalém, para cumprir a Lei que dizia: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” (Lc 2, 23). Deviam também oferecer um sacrifício. Como eram pobres em vez de um bezerro ou uma ovelha, podiam oferecer um par de rolas ou dois pombinhos. Chegando, porém ao Templo, em vez da Lei deparam-se com a Profecia, a do velho Simeão, que reconhece nele o Messias prometido, não apenas para Israel, mas para ser luz para todos os povos (2, 29-32). Vem até eles também a profetisa Ana, já com 84 anos e que servia dia e noite no templo, desde que ficara viúva ainda jovem. Ela “dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” (2, 38). Peço licença para partilhar o bom comentário de Antonio Pagola, para a festa de hoje. “O relato do nascimento de Jesus é desconcertante. Segundo Lucas, Jesus nasce numa terra onde não há lugar para acolhê-lo. Os pastores tiveram de procurá-lo por toda Belém até que o encontraram num lugar afastado, deitado numa manjedoura, sem outras testemunhas que seus pais. Aparentemente, Lucas sente necessidade de construir um segundo relato em que a criança é resgatada do anonimato para ser apresentada publicamente. Que lugar mais apropriado que o Templo de Jerusalém para Jesus ser acolhido solenemente como o Messias enviado por Deus ao seu povo? Mas, de novo, o relato de Lucas vai ser desconcertante. Quando os pais se aproximam do Templo com a criança, não saem ao seu encontro os sumos sacerdotes nem os outros líderes religiosos. Dentro de uns anos, eles serão aqueles que o entregarão para ser crucificado. Jesus não encontra acolhimento nessa religião segura de si mesma e esquecida do sofrimento dos pobres. Tampouco vêm a recebê-lo os mestres da Lei que predicam as suas «tradições humanas» nos átrios daquele Templo. Anos mais tarde rejeitarão Jesus por curar os doentes violando a lei do sábado. Jesus não encontra acolhimento em doutrinas e tradições religiosas que não ajudam a viver uma vida mais digna e saudável. Quem acolhe Jesus e o reconhece como Enviado de Deus são dois anciãos de fé simples e de coração aberto, que viveram as suas longas vidas esperando a salvação de Deus. Os seus nomes parecem sugerir que são personagens simbólicos. O ancião chama-se Simeão («o Senhor ouviu»), a anciã chama-se Ana («oferenda»). Eles representam tantas pessoas de fé simples que, em todos os povos de todos os tempos, vivem com a sua confiança colocada em Deus. Os dois pertencem aos ambientes mais saudáveis de Israel. São conhecidos como o «Grupo dos Pobres do Senhor». São pessoas que não têm nada, apenas a sua fé em Deus. Não pensam na sua fortuna nem no seu bem-estar. Só esperam de Deus a «consolação» que o seu povo necessita, a «libertação» que seguem procurando geração após geração, a «luz» que ilumine as trevas em que vivem os povos da terra. Agora sentem que as suas esperanças se cumprem em Jesus. Esta fé simples que espera de Deus a salvação definitiva é a fé da maioria. Uma fé pouco cultivada, que se concretiza quase sempre em orações lentas e distraídas, que se formula em expressões pouco ortodoxas, que se desperta sobretudo em momentos difíceis. Uma fé que Deus não tem nenhum problema em entender e acolher”.
HOMILIA: Festa Apresentação do Senhor: “Luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel” Lc 2, 21-40
Por Padre José Oscar Beozzo
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