HU de Londrina ‘fecha’ por 12 horas para pacientes não covid

Medida foi tomada após Pronto Socorro atingir 156% de ocupação

HU de Londrina ‘fecha’ por 12 horas para pacientes não covid
                
                    Medida foi tomada após Pronto Socorro atingir 156% de ocupação

Por: Cecília França – REDE LUME DE JORNALISTAS

O Hospital Universitário de Londrina (HU) não está recebendo pacientes gerais desde o meio-dia desta terça-feira (23). A medida vale até a meia-noite e ocorre após a superlotação do Pronto Socorro da entidade, que com 156% de ocupação. Estão sendo recebidos apenas pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 em níveis moderado ou grave, conforme classificação pelo Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU).

A medida foi informada em ofício encaminhado aos outros hospitais da cidade, à chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, ao secretário municipal de saúde, Felippe Machado, e outros integrantes da rede de assistência em saúde da região. Em nota à imprensa, a direção do HU diz que o fechamento “é uma medida administrativa para organizar internamente o serviço, visando realizar os remanejamentos internos dos pacientes para liberar leitos para os novos casos“.

Este tipo de medida é tomada quando a ocupação dos leitos do PS passa dos 100% e os demais leitos do hospital também estão ocupados. “No período em que o Pronto Socorro Médico estiver fechado para a movimentação interna, a Central Estadual de Regulação de Leitos e o SAMU estão gerenciando as demandas conforme a necessidade“, garante o hospital em nota.