
Com a presença da secretária estadual de Cultura – Luciana Casagrande, a Prefeitura de Maringá inaugurou na noite desta quinta-feira (28), no Teatro Municipal Calil Haddad, a primeira unidade satélite do Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC-PR.
A unidade do MAC descentralizado de Maringá, faz parte de um amplo programa batizado de “Museus Satélites”. Além de Maringá, o cronograma prevê unidades em Cascavel, Guarapuava, Tunas do Paraná, Paranaguá e Ponta Grossa, vinculadas ao MAC-PR, Museu Paranaense (MUPA), Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) e Museu Casa Alfredo Andersen. Todas as inaugurações estão previstas para o primeiro semestre de 2026.
“A instalação do satélite do Mac em Maringá é a materialização de algo que parecia abstrato. A descentralização faz parte das diretrizes delegadas pelo governador Ratinho Junior. Ele nos pediu para olhar para o estado como um todo na nossa missão de desenvolvermos as políticas públicas. Avançamos nossa presença de 16 para 373 dos 399 municípios e agora, exatamente como está acontecendo aqui, estamos transferindo recursos para os municípios, que é onde a Cultura acontece de verdade”, comemorou Luciana que acrescentou que recebeu muito incentivo do governador e que “nunca recebeu um não da secretaria de Fazenda”.

Instalado no primeiro piso do Calil, o satélite do MAC vem para ser uma estrutura permanente. A intenção do projeto, é fazer circular pela unidade de Maringá, mostras do acervo dos museus da capital que somadas superam 2,2 mil peças de artistas paranaenses. As obras da mostra ‘Tempos Permeáveis’ expostas em Maringá para a inauguração, são compostas por técnicas que vão do óleo sobre tela, passando pelo vídeo e chegando a impressões planográficas. A assiná-las, são nomes consagrados como Poty Lazzarotto, Eliane Prolik, Dulce Osinski, Denise Bandeira, Lívio Abramo, Fernando Calderari. “Para nós é uma alegria muito grande receber essa extensão do MAC. O maringaense passa a ter acessos a obras que só podiam ser vistas na capital”, disse o secretário municipal de Cultura Tiago Valenciano que lançou o convite à população para visitar gratuitamente o museu instalado no Calil Haddad que ficará aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Artistas presentes à inauguração do MAC Maringá, gostaram da iniciativa que abre possibilidade de circulação das obras e maior acesso do cidadão à Arte. O renomado artista plástico maringaense – Paolo Ridolfi disse em entrevista a OFATO que o MAC faz parte de sua história e formação. “Minha primeira exposição individual foi através do MAC; e foramtambém as participações no Salão que conheci outros grandes artistas paranaenses com o qual me relaciono até hoje, portanto ter uma unidade do MAC aqui em Maringá é um privilégio”, disse Ridolfi que mandou um recado a quem diz que em Maringá não acontece nada. “Venham visitar ou depois não reclamem e digam que aqui não acontece nada. Maringá está com uma agenda cultural bem bacana; é só ficar ligado e interessado que tem muita coisa boa para ver”, conclui o artista.

O ator e diretor Francisco Pinheiro, que também já foi secretário municipal de Cultura em Maringá, diz que a chegada do satélite do MAC em Maringá é a consolidação de um ‘namoro’ de longa data, que agora se transforma em uma descentralização de FATO. “É a concretização de um sonho e um avanço que vai favorecer Maringá e toda a região que agora vai ter acesso a obras que só podiam ser visitadas na capital”, comentou Pinheiro.
O casal de artistas plásticos Alinor Rodrigues e Márcia Rodrigues disseram em entrevista a OFATO que vieram visitar a exposição com os olhos de cidadãos comuns que sentem falta de espaços culturais onde a arte possa ser contemplada. “É um grande passo que Maringá deu; para muitos poderá parecer algo pequeno, mas não é, porque expande as oportunidades e ajuda a reduzir a carência que a cidade sempre teve”, disse Alinor.

“É uma maravilha recebermos o MAC no Calil, porque a gente sempre sofreu com a falta de espaços culturais, e além de tudo, esse é um espaço com ingresso gratuito que traz obras de artistas importantes do nosso estado. Para a classe artística, a chegada do MAC é um grande acontecimento”, argumentou Márcia.

Gestores como Luciano Scuissatto – diretor do Núcleo Regional de Cultura, comemoram a instalação do MAC e lembram que se trata de uma vitória coletiva que vai garantir maior acesso a toda a população da região. “Maringá é uma referência não só para o noroeste, mas também para o Paraná. É um orgulho muito grande ter participado desse processo que levou à descentralização que nos leva hoje a viver um momento histórico para a região noroeste pela qual tenho trabalhado muito”, explicou Scuissatto.
“É um momento de celebração e de concretização de um sonho que agora passa a ser alimentado com a chegada de obras de arte que vão dar maior visibilidade ao grande trabalho que a classe artística faz no Paraná”, concluiu.
COM EMENDAS DO DEPUTADO FEDERAL RICARDO BARROS (PP), MARINGÁ TERÁ ‘PARQUE DAS ESCULTURAS’

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Silvio Barros anunciou a liberação de R$ 1 milhão para a construção do Parque das Esculturas que deverá ser implementado fora dos museus, em áreas públicas de grande circulação de pessoas para facilitar e estimular o acesso da população aos trabalhos.



