A descentralização é apontada com a chave do sucesso que o Procon de Maringá tem obtido junto à população que muitas vezes tem pouco tempo à disposição e que teme perder muito tempo indo até o orgão de proteção do consumidor. Foi assim que em sete meses sob a coordenação do vereador licenciado Flávio Mantovani conseguiu aumentar em 500% o atendimento ao público.
Assista a videoreportagem sobre o Procon de Maringá que nesta quarta-feira
completa 7 meses sob a direção de Flávio Mantovani
Mantovani explica que ações como o Procon do Povo que atende todas as quartas-feiras das 9 as 16 horas no Terminal de Transporte Urbano Said Felício Ferreira, ajudaram a aproximar as pessoas do orgão que está conseguindo demonstrar que consegue resolver até mesmo na hora problemas que muitas vezes o cidadão está procurando solução sem sucesso há meses.
“Quintuplicamos o atendimento implantando uma nova metodologia que nos levou a ir ao encontro de consumidores e setores produtivos. Além do Procon do Povo que atende a população toda quarta-feira aqui no terminal, criamos também o Procon Empresa, onde há representantes de empresas de setores distintos do mercado, como telefonia, e os colocamos para atender e dar resposta lá dentro do prédio do Procon”, explica Flávio.
“Com todos esses ajustes reduzimos o número de multas às empresas, os empresários ficam satisfeitos porque tem a possibilidade até mesmo de recuperar um cliente e evitar multar, e o consumidor não tem que levar demandas a tribunais resolvendo problemas muitas vezes em apenas vinte minutos”, concluiu
Lúcia Moloni esteve na manhã desta quarta-feira no Procon do Povo; ela conta que estava batendo a cabeça para resolver um problema com uma antiga conta de telefonia que estava lhe gerando problemas.
“Faltou comunicação da empresa comigo, e todas as vezes que procurei a empresa para tentar resolver, nunca consegui levar a prática até o fim; isso já vinha se arrastando há meses, e hoje aqui no Procon do Povo resolveram tudo apenas com um telefonema para eles. Fiquei muito satisfeita e mudei muito o conceito que eu tinha sobre o Procon. Eu achava que era demorado e que não resolvia e ao invés disso, hoje vou para casa mais tranquila”, conta a consumidora.
Na reportagem em vídeo você pode conferir também as entrevistas com Flávia Leite – Assistente Social do Hemocentro que explica os procedimentos e requisitos para doar sangue e com Franciele Alves, Gerente de Proteção e Bem Estar Animal que fala do sucesso que o Ponto Pet está obtendo desde que passou a atuar junto com o Procon do Povo.