Aumentar a arrecadação dos municípios sem aumentar impostos e taxas. Esse foi o objetivo do Seminário ministrado pelo secretário de Fazenda da prefeitura de Maringá, Orlando Chiqueto. Além de vários prefeitos da Amusep, cidades como Cianorte, Campo Mourão e Nova Esperança também participaram das atividades desenvolvidas na manhã desta sexta-feira, 12, no Auditório Hélio Moreira – paço municipal da prefeitura de Maringá.
A iniciativa faz parte do programa da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá e da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense – Amusep.
Chiqueto apresentou relatórios sobre a saúde econômica da administração pública que demonstram incrementos superiores a 70% em relação a anos anteriores. Segundo o Secretário de Fazenda, entre os segredos do superávit do município, estão a austeridade nos gastos, investimentos em mão de obra qualificada, redução da burocracia, justiça fiscal e rigidez na fiscalização.
“A INTEGRAÇÃO METROPOLITANA COMEÇA A DAR PRIMEIROS FRUTOS TAMBÉM NA ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS”,
AFIRMA O PREFEITO DE MANDAGUAÇU, PROFESSOR ÍNDIO
“A austeridade e Justiça fiscal demonstrada por Maringá ajuda os municípios menores a melhorar suas arrecadações”. O prefeito de Mandaguaçu, Professor Índio vê na integração entre as cidades, principalmente nas conurbadas com Maringá. “A troca de informações entre os prefeitos e a realização de projetos conjuntos como forma de suprir necessidades de populações das cidades metropolitanas começa a dar frutos também para Mandaguaçu”, diz o prefeito; “Vivemos um momento de insegurança com essa pandemia e as ações que estão obtendo êxito, seja as de Maringá e de outras, precisam ser copiadas e se necessário adaptadas para que no pós pandemia possamos desfrutar dos incrementos de arrecadação que servem para os prefeitos reverterem em serviços”.
O Prefeito Professor de Mandaguaçu falou também dos primeiros frutos da relação com a Secretaria de Assuntos Metropolitanos coordenada pelo também Professor Fausto Herradon. “A ciclovia que inicialmente vai ligar Iguatemi a Mandaguçu e posteriormente a Maringá é muito importante porque vai garantir antes de mais nada segurança para a circulação das pessoas. Temos que investir na mobilidade urbana, mas não só para os veículos, mas também para os ciclistas e para os amantes das caminhadas e corridas. São investimentos que ajudam que precisam se locomover para trabalhar e que ajudam também a melhorar a qualidade da saúde das pessoas”, concluiu o prefeito.
* Entrevista com o secretário de Fazenda Orlando Chiqueto
Fausto Herradon, Secretario de Assuntos Metropolitanos afirma que o seminário de hoje, faz parte de uma série de iniciativas que a Prefeitura de Maringá está organizando em parceira com a Amusep e com municípios de outras regiões, com objetivo de compartilhar cases de sucesso da administração de Ulisses Maia, mas também de outras cidades que estão se destacando em alguns indicadores dos setores da vida pública.
“Não é somente Maringá mostrar o que tem de bom, mas observar ações relevantes de outras cidades. Um exemplo é a cidade de Munhoz de Melo com o prefeito Dr. Marcondes que foi premiado pelo excelente trabalho desenvolvido na Saúde; Temos também Floraí e Atalaia, que se destacaram por dois anos consecutivos no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Esses municípios possuem os melhores índices do Paraná e isso tem que ser compartilhado com todos”, disse o Secretário.
VEJA A ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O SECRETÁRIO FAUSTO HERRADON
Secretaria de Assuntos Metropolitanos prepara lançamento do 1º Circuito Metropolitano de Cicloturismo
O próximo capítulo do projeto da secretaria comandada por Fausto Herradon tem um olhar voltado para o potencial de agroturismo dos municípios da região. A próxima etapa contará com apoio e participação das secretarias de Esporte, Turismo, Meio-Ambiente de Maringá.
Herradon anunciou para setembro de 2021 o lançamento do primeiro Circuito Metropolitano de Cicloturismo. “Vamos conhecer a região pedalando. A primeira etapa terá 50 km, com saída de Maringá, passando pelo distrito de Água Boa, Dr. Camargo, Ivatuba com conclusão em Floresta”.
No trajeto, paradas estratégicas para que os participantes possam conhecer rios, lagos, cachoeiras, igrejas. “Isso já tem despertado o interesse de outros prefeitos da região, porque esses atrativos podem também constituirem-se em fatores de desenvolvimento econômico com consequente aumento na arrecadação das prefeituras”, concluiu o secretário.
Do seminário de hoje, participaram ainda os prefeitos Carlos Eduardo Mariani de Atalaia, Edilen Henrique Xavier de Dr. Camargo, Edna de Lourdes Contin de Floraí, Eliseu S. da Costa de Iguaraçu, Fábio Chicaroli de Lobato, Maurício da Silva, o Professor Índio de Mandaguaçu, Moacir Olivatti, de Nova Esperança, Ismael Batista de Paiçandu, Waldemar Cocco Jr de Paranacity, João Péricles Martinati de Presidente Castelo Branco, Agnaldo Carvalho Guimarães de São Jorge do Ivaí, José Bassi Neto de Uniflor e Robson Pedroso de Jussara e o vice-prefeito de Sarandi Wlademir Garbuggio. Outros municípios também enviaram representantes.