“Investimos em formação de mão de obra porque o Paraná tem 23 mil vagas de emprego disponíveis”, explica secretário estadual do Trabalho
Secretaria do Trabalho do Paraná realiza capacitação dos gerentes das Agências do Trabalhador dos Núcleos Regionais de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Umuarama
Com a conclusão das formações, todas as regionais do Paraná terão passado pela capacitação, consolidando o compromisso do Estado com a empregabilidade inclusiva. “A qualificação dos nossos servidores é essencial para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humano e justo. A inclusão não é apenas um dever legal, mas um valor que deve estar presente em cada ação da Secretaria”, explica o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo.
Ele esteve em Maringá na sexta-feir (23) onde participou de eventos no Parque do Japão com os secretários das Cidades e do Planejamento Guto Silva, e também na Acema com o deputado Alexandre Curi (PSD) – presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná que veio prestar contas de seus primeiros oito meses de mandato frente à Casa de Leis do Estado.
Do Carmo explica que ao assumir o cargo de secretário percebeu que era necessário investir na qualificação dos servidores e nas estruturas das Agências do Trabalhador para melhorar o atendimento que visa ocupar as mais de 23 mil vagas de emprego que o estado tem em aberto.
CAPACITAÇÕES
As capacitações para os Núcleos Regionais de Umuarama, Maringá, Londrina e Campo Mourão, que juntos registraram desempenhos expressivos nas colocações de trabalhadores no mês de julho. No Escritório Regional de Umuarama, foram 1.005 colocações, superando em 123% a meta prevista para o período. Marilena, Mariluz, Alto Piquiri e Altônia se destacaram com percentuais acima de 180% em relação às metas individuais. O Escritório Regional de Maringá registrou 1.046 colocações, alcançando 94% da meta geral. Entre as cidades com melhor desempenho, destacam-se São Jorge do Ivaí, Santa Fé e Paraíso do Norte, que ultrapassaram 130% das metas.
Já o Escritório Regional de Londrina contabilizou 1.535 colocações, atingindo 89% da meta. Municípios como Centenário do Sul, Faxinal e Jaguapitã lideraram com resultados superiores a 180%. No Escritório Regional de Campo Mourão, foram 1.102 colocações, superando ligeiramente a meta com 101% de desempenho. Cidades como Japurá, Araruna e Ubiratã se destacaram, com mais que o dobro das metas individuais cumpridas.
Além da qualificação, os encontros também servirão para alinhar estratégias de atendimento, fortalecer a integração com empresas. Além disso, serão abordados temas como atendimento humanizado e personalizado, legislação e políticas públicas para inclusão, acessibilidade física e digital, além de estratégias para ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência e grupos em situação de vulnerabilidade.
Regionais que já receberam a capacitação
Neste ano de 2025, foram realizadas capacitações nos Núcleos Regionais de Ponta Grossa, Paranaguá, Guarapuava e Curitiba. O Escritório Regional de Guarapuava alcançou 54% da meta de intermediação, com destaque para as agências de Laranjeiras do Sul e Prudentópolis, que superaram a meta, atingindo até 109%.
Já o Escritório Regional de Ponta Grossa teve um desempenho ainda mais elevado, com 74% da meta geral cumprida, sendo liderado pelas agências de Reserva, que passou de 260% da meta, Imbaú e Ipiranga, que ultrapassaram os 120% de seus respectivos objetivos, consolidando a região como uma das mais eficientes do estado.
O Escritório Regional de Curitiba apresentou um desempenho expressivo, alcançando 87% da meta de intermediação. O destaque ficou para as agências de São Mateus do Sul e Piên, que superaram amplamente suas metas, atingindo 375% e 338% de desempenho, respectivamente.
Já o Escritório Regional de Paranaguá registrou 60% da meta geral cumprida, com destaque para Guaratuba, que atingiu 167% de sua meta, e Antonina, que chegou a 120% de desempenho. Essas cidades lideraram os resultados regionais, seguidas por Morretes, que, apesar de não alcançar o mesmo patamar, contribuiu para a movimentação positiva no mercado de trabalho do Litoral do Estado.
Próximas capacitações
As regionais de Pato Branco, Jacarezinho, Foz do Iguaçu e Cascavel receberão, no início de setembro, a capacitação voltada ao atendimento à diversidade e às pessoas com deficiência. O objetivo é padronizar procedimentos e garantir que cada atendimento seja humanizado e inclusivo.
FOTO: Raphael Augustus/ SECRETARIA DE TRABALHO, QUALIFICAÇAO E RENDAInvestimento estrutural nas Agências
O Governo do Paraná investiu em 2025, mais de R$ 12 milhões na modernização das Agências do Trabalhador em todo o estado. O recurso foi aplicado na compra de novos computadores, melhorias na estrutura física e atualização do mobiliário das unidades, com o objetivo de proporcionar mais conforto tanto para os servidores quanto para os cidadãos atendidos.
Essa iniciativa busca garantir um atendimento mais ágil, digno e eficiente, ampliando o acesso dos paranaenses aos serviços de intermediação de mão de obra, seguro-desemprego e outros programas públicos. A modernização reforça o compromisso do governo estadual com a valorização do serviço público e a geração de oportunidades para a população.
O secretário Do Carmo destaca que o investimento nas Agências do Trabalhador é estratégico para fortalecer o atendimento à população e melhorar as condições de trabalho dos servidores. “Estamos investindo para que cada paranaense, ao buscar uma vaga de emprego ou um atendimento, encontre um ambiente acolhedor, bem equipado e eficiente. Esse é um passo importante para garantir dignidade no atendimento e fortalecer a política de geração de emprego no nosso estado”, afirma. AEN/PR
Qualificação e Renda do Paraná realiza capacitação dos servidores das Agências do Trabalhador dos Núcleos Regionais de Maringá, Londrina, Campo Mourão e Umuarama para qualificar o atendimento, o evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 14 na Associação Comercial e Empresarial de Maringá, No período da tarde,seão realizada uma reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER/PR) para deliberações gerais.