Os mais de 1 milhão e cem mil dólares – cerca de R$ 5,5 milhões que a Itaipu Binacional tem a disposição para projetos de patrocínios e auxilios eventuais que tenham como proponentes entes sem fim lucrativos acabam de romper a fronteira dos 54 municípios lindeiros beneficiados pelos royalties da binacional para passar a atender todos as cidades do Paraná e parte do Mato Grosso do Sul.
A notícia foi dada pessoalmente na noite desta sexta-feira em Maringá pelo do Diretor Geral da Itaipu Binacional – o economista e três vezes deputado federal Enio Verri.
O encontro aconteceu no auditório Hélio Moreira e foi prestigiado com a presença de representantes de associações e entidades filantrópicas, o prefeito Ulisses Maia e seu vice Edson Scabora, prefeitos da região, vereadores e o reitor da UEM – Leandro Vanalli.
OFATOMARINGA.COM produziu reportagem especial e entrevistou os protagonistas do evento
A iniciativa foi organizada pelo vereador e irmão de Enio, Mário Verri.
Os projetos deverão estar alinhados com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, também conhecido como Agenda 2030. Poderão ser beneficiados através de patrocínios, entidades sem fim lucrativos que proponham projetos que prevejam realização de eventos, publicações editorias, produções audiovisuais, de ciência e tecnologia além de ações ligadas ao esporte e atividades artístico-culturais.
Na outra categoria, a de auxílios eventuais, as instituições governamentais e organizações associativas também podem participar. Se enquadram nesta tipologia, ações ligadas à proteção de crianças e adolescentes, defesa dos direitos da mulher, cuidados com idosos, proteção e defesa dos direitos de segmentos vulneráveis e das minorias, promoção da saúde, práticas esportivas para crianças e jovens, geração de renda, combate ao uso de drogas e entorpecentes, promoção de educação, apoio ao desenvolvimento científico, respeito aos direitos humanos, promoção da cultura, e promoção do meio-ambiente e respeito à diversidade de gênero, raça e religião.
O teto máximo para cada projeto é de 35 mil dólares, cerca de R$ 175 mil, mas nem todos os projetos serão contemplados. Para ter acesso aos recursos disponibilizados pela Itaipu Binacional, além da qualidade do projeto e da comprovada necessidade de realização da iniciativa, é necessário que o proponente não seja enquadrado nos critérios de vedações e impedimentos. Empresas privadas e pessoas físicas não podem participar. Quem estiver inadimplente com a Itaipu também não terá acesso.
O elenco completo dos requisitos e das vedações e impedimentos, pode ser consultado no site ITAIPU.GOV.BR.
No site é possível encontrar uma cartilha que explica o processo de concessão de patrocínios e todas as possibilidades de enquadramento. Antes de começar a preencher o projeto, é necessário que a entidade ou orgão proponente, realize um cadastro. Os projetos precisam ser apresentados com antecedência mínima de 90 dias à data que se pretende realizar o projeto. Após a aprovação e o período de execução, o contemplado tem 60 dias para apresentar relatório demonstrando a execução e a prestação de contas.
O prefeito de Maringá Ulisses Maia, ficou muito entusiasmado com a possibilidade de os municípios e de as entidades poderem acessar a recursos que ajudarão na melhoria da qualidade de prestação de serviços e até na preservação e reforma de estruturas que abrigam os entes.
O vice-prefeito Edson Scabora, que também é secretário municipal de Aceleração Econômica e Turismo, disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que sua pasta vai propor vários projetos que vão desde a área filantrópica até ações culturais.
O organizador do evento, vereador Mário Verri, afirma que se trata de uma iniciativa inédita que chega primeiro a Maringá, mas que ser apresentada em todo o estado. “Temos que aproveitar a oportunidade e apresentar projetos válidos para obtermos recursos”, disse Mário.
O secretário de Cultura Victor Simião destacou a importância que a abertura da Itaipu tem para o setor cultura. “É uma oportunidade ímpar que as cooperativas de artistas poderão aproveitar para aumentar a oferta de produtos culturais para a cidadania”, disse Simião.
Emanuel Predestin – haitiano que esteve à frente da secretária de Juventude de Maringá por mais de 2 anos, disse que essa é uma oportunidade importante também para as associações de estrangeiros que poderão propor projetos que vão ajudar a inseri-los melhor na sociedade brasileira.
O Diretor Brasileiro da Itaipu enfatizou a ideia de que “todo o conjunto da sociedade paranaense passa a poder usufruir dos recursos que antes ficavam confinados nos municípios lindeiros e que na maioria das vezes, acabavam não sendo usados completamente por falta de projetos”.
No dia 23 de junho, o Diretor Enio Verri retorna a Maringá; desta vez para encontrar os trinta prefeitos da região da Amusep, mas o projeto não pára por aí; o diretor geral garante que todas as 19 associações de municípios do estado receberão encontros como o que aconteceu hoje na cidade de Maringá.