Jaguapitã recebe o Cinema na Praça com mais de mil pessoas. Nesta quarta será em Pitangueiras

Projeto realiza em setembro as últimas nove exibições em 2024

foto - ANDRÉ PEREIRA

As 400 cadeiras que a organização do Cinema na Praça destina ao público durante as projeções dos filmes não foram suficientes em Jaguapitã, primeira das nove cidades que vão receber o projeto do Governo do Paraná no último mês de execução em 2024.

Mais de mil jaguapitãenses lotaram a praça Central da cidade que tem uma população de pouco mais de 15 mil habitantes. Danilo Pinheiro – Diretor de Produção Assistente e pipoqueiro do projeto nas horas não vagas, informa que foram distribuídas duas mil pipocas em copos personalizados do projeto.

O sucesso de público não é uma exclusividade de Jaguapitã. A cidade do norte do Paraná na verdade é a 57ª visitada pela caravana de profissionais da Casa do Verbo, e na soma de todas elas, o projeto já alcançou quase 43 mil cidadãos que vivem em cidades que não têm salas de exibição de filmes. A média de público é até o momento de quase 750 espectadores por cidade.

Francisco Pinheiro, coordenador do projeto na rota de 65 cidades que a Casa do Verbo está cobrindo desde o dia 15 de fevereiro, explica que o objetivo do projeto que nesta quarta edição tem financiamento da Lei Paulo Gustavo, é exatamente esse; levar filmes nacionais premiados como os que os jaguapitãenses assistiram na noite desta terça-feira (17) a quem não tem acesso à Cultura. “Parece inacreditável, mas para muitas pessoas, essa ida ao cinema é a primeira de uma vida inteira, e só isso já é suficiente para justificar a presença de uma estrutura profissional contendo telão de led gigante de alta definição, som de última geração, 400 cadeiras e pipoca de graça para o público”, disse argumentou Pinheiro.

 

PITANGUEIRAS NESTA QUARTA, 18

O projeto chega a Pitangueiras nesta quarta-feira, 18. Vai se na Praça Irasil Garcia Marques. Por lá, a expectativa também é grande. Um carro de som percorrerá as ruas da cidade avisando que o Cinema está chegando. Isso acontece em todas as cidades e movimenta a economia dos serviços. Em Jaguapitã foi o serviço de som do Stivi que anunciou a chegada de rua em rua para alegria da criançada que acompanhava; veja no vídeo abaixo.

OS FILMES:

Assim como aconteceu em Jaguapitã, em Pitangueiras serão exibidos dois filmes.

 

PROJETO OFERECE COMODIDADE PARA O PÚBLICO E ACESSIBILIDADE PARA TODOS

A carreta do Cinema na Praça leva um telão gigante de led de alta definição, equipamento de som de última geração, 400 cadeiras, 50 tatames para as crianças, banheiros químicos e ainda distribui pipoca de graça para o público.

As medidas de acessibilidade para pessoas PCD, também serão respeitadas. As projeções do projeto “Cinema na Praça”, contarão com equipamento para audiodescrição para atender o público cego ou com visão reduzida e também com legendas descritivas para o acesso de pessoas com deficiência auditiva.

As informações sobre os locais e horários das exibições dos filmes em cada cidade podem ser lidas no site do projeto.

 

Veja a galeria de fotos do Cinema na Praça em Jaguapitã