O secretário municipal de saúde, Dr. Jair Biatto, participou na manhã de hoje, 21, da sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá com objetivo de relatar aos vereadores a evolução dos trabalhos no enfrentamento da Covid-19 no território da cidade.
Biatto veio acompanhado de todo o grupo da Secretaria que está à frente do combate à pandemia.
Segundo o secretario, a estrutura hospitalar está equipada e preparada para enfrentar a emergência e tem conseguido dar respostas eficientes mas que a sociedade terá ainda que enfrentar quatro ondas sanitárias ligadas ao Coronavírus.
“A primeira onde é a dos problemas de saúde mental no mundo; As pessoas se suicidam mais”, diz Biatto. “A segunda diz respeito às doenças agudas. As pessoas não pararam de infartar ou de ter AVC mas estão com medo de ir para o hospital porque os hospitais são locais de grande risco”, explica o secretário;
“essas pessoas não recebem atendimento águdo e buscam atendimento somente quando estão estado gravissimo”, completa. Ainda de acordo com Biatto, a terceira onda são as das doenças crônicas com diabetes e hipertensão. “Nesse caso as pessoas saem pouco de casa e não procuram seus médicos, comem mais e comem mal e acabam tendo descompensações em suas doenças”, diz Biatto. Enfim, o secretário explica que a quarta onda é composta por pacientes com a Covid. “Esses pacientes ficarão muito tempo internado, às vezes até 60 dias e quando escapam da morte, adquirem a fraqueza do doente crítico, voltam para casa com dificuldades que vão desde a impossibilidade de caminhar e vão para casa com sonda no nariz, respirando por traqueostomia e com uma longa recuperação pela frente que além da questão humana, representa também custos sociais enormes para os sistema público e privados de saúde”, concluiu o secretário.
O secretário respondeu a uma série de perguntas feitas pelos vereadores que podem serem assistidas no vídeo abaixo:
LEIA MAIS
* AO VIVO: Jair Biatto fala a vereadores sobre a crise sanitária provocada pelo o Coronavírus
* UFPR adia vestibular devido a pandemia