Se você vai estar em Maringá na passagem do ano e está querendo um programa mais introspectivo e de reflexão, o Templo Budista de Maringá – Jodoshu Nippakuji realiza a partir das 23h45 do dia 31 a tradicional cerimônia Joya-no-Kane. As 108 badaladas do sino antecipam a passagem para 2025 e terminam exatamente quando os primeiros fogos de artíficio começam a estourar no céu da cidade.
“Quando os fogos de artifício anunciam a passagem do ano, as 108 badaladas dos sinos dos templos budistas do Japão inteiro ritualizam o novo ano com um sentido mais profundo. Por mais que se explique da razão a qual se chega a esse número, essencialmente indica-se a abundância de pensamentos e atitudes negativas que nos desviam do nosso caminho ao desenvolvimento espiritual. Sendo a primeira celebração do ano, é a missa realizada pela nossa saúde e felicidade, como também para que possamos viver honesta e harmoniosamente durante o ano cada batida simboliza a eliminação consciente desses desejos desviantes”, explicam os organizadores.
Após a cerimônia das badaladas, já no ano novo, acontece a Cerimônia de Shusho-e e também, uma missa dedicada à saúde, felicidade e harmoniosa convivência.
Enfim, acontece o Toshikoshi Soba; os convidados são chamados a participar da ceia com o Toshikoshi Soba, o macarrão da longevidade.