JUNHO VERMELHO: UBS do Mandacaru realiza ação para sensibilizar moradores da região a doarem sangue

JUNHO VERMELHO: UBS do Mandacaru realiza ação para sensibilizar moradores da região a doarem sangue
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru realiza a partir desta sexta, 14, em homenagem ao Dia Mundial do Doador, uma ação com o Hemocentro de Maringá (av.Mandacaru, nº 1590) para atrair mais doadores de sangue e medula.
O Hemocentro fica aberto de segunda a sexta das 7h30 às 18h30 e aos sábados das 7h30 às 12h30. No primeiro dia da ação cerca de 30 atiradores do Tiro de Guerra comparecerão para realizar as doações no período da manhã e tarde. A ação ocorre até o último dia de junho. 
A diretora da UBS Mandacaru, Silvia Muniz, explica que a ação tem o propósito de aumentar o número de doadores e apresentar o benefício da doação. “O público em volta da UBS é de aproximadamente 10 mil pessoas e muitos moradores desconhecem a doação ou tem medo. Com a ação divulgaremos mais sobre as doações, benefícios e que é totalmente seguro”, cita a diretora. 
Os servidores da UBS entregarão convites às pessoas incentivando à prática da doação,  informando o endereço, telefone do Hemocentro e o nome do profissional da saúde que fez a entrega do convite. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, peso acima de 50 kg, ter boas condições de saúde e apresentar documento pessoal com foto. 
Etapas da doação
O tempo médio do procedimento é de 40 minutos. Primeiro o candidato realiza o cadastro e recebe um questionário para ser respondido. Depois é realizado a triagem para verificar a pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura. Após a triagem o candidato realiza uma entrevista para verificar se a pessoa está apta a doar, por fim a coleta de 450 ml de sangue e o encaminhamento para a sala de lanche. A doação ocorre por ordem de chegada. 
fonte: Assessoria de Imprensa PMM