LEAFDOWN: Operação da PF combate crimes cibernéticos ligados a abusos sexuais infantil

foto - Comunicação Polícia Federal

A Polícia Federal atua incansavelmente no combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Para tanto, possuímos unidades em todas os estados do país dedicadas ao combate dessa modalidade delitiva.

Na data de hoje a Polícia Federal realizou nas cinco regiões brasileiras a deflagração da Operação Leafdown, destinada essencialmente ao combate do armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil, modalidades criminosas que tiveram um enorme aumento no último ano. Para tanto foram mobilizados 200 policiais federais em todo o país, para o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão, com 21 prisões em flagrante, em 12 estados da federação.

O nome da Operação – Leafdown – faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil quanto disponibilização desses tipos de arquivos para outros usuários/criminosos, inclusive se outros países.

Em tese, os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil (arts. 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 1992).

A Polícia Federal alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes.

Um dos Mandados de Busca ocorreu em Ponta Grossa/PR a partir de investigações da Delegacia de Polícia Federal em Maringá. Houve apreensão de material, sem flagrante.