LEPAC espera aumento de exames papanicolau no fim do ano

Laboratório da UEM atendeu 3 mil mulheres em 2024; número de atendimentos deve chegar a 4 mil até dezembro.

foto: ASC\UEM

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (LEPAC), do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), estima um aumento do número de exames preventivos de colo de útero (papanicolau) nos últimos meses do ano, devido à campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de colo de útero.

O LEPAC realiza 4 mil exames de papanicolau por ano, uma média de 333 atendimentos por mês, chegando a dobrar neste mês e manter boas médias nos meses subsequentes – novembro e dezembro. A coordenação do laboratório recebe os dados como um efeito colateral positivo da campanha de atenção à saúde da mulher.

Desde janeiro de 2024, o LEPAC já atendeu 3 mil mulheres que buscaram exames preventivos. Segundo a coordenadora do setor, Regiane Bertin, em outubro foram realizados 707 exames papanicolau. A estimativa é atender, até dezembro, cerca de mil mulheres. Em 2022, entre janeiro e setembro, o LEPAC realizou uma média de 241 atendimentos e, entre outubro e dezembro, o número saltou para 488, um aumento de 103%. Em 2023, um novo aumento de mulheres atendidas: entre janeiro e setembro foram 276 e, de outubro a dezembro, 379, um aumento de 37%. ASC\UEM