Lideranças de cooperativas de crédito se reúnem em Maringá para discutir futuro do setor

Lideranças de cooperativas de crédito se reúnem em Maringá para discutir futuro do setor

Mais de 300 lideranças do cooperativismo de crédito brasileiro estiveram em Maringá nesta quinta-feira (dia 17) para participar do “Intercooperação e o futuro das cooperativas de crédito”. Realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o evento teve a parceria da Sicredi Dexis, Sicoob Metropolitano e Sisprime. Participaram representantes de cooperativas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Ao longo do dia, especialistas e líderes discutiram o futuro do setor. Tecnologia, concorrência com instituições não bancárias e 1,5 mil fintechs, inteligência artificial e intercooperação permearam palestras e painéis para troca de experiências. Entre os palestrantes estiveram João Tavares (conselheiro do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), Harold Spínola (que foi chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central do Brasil), Edney Souza (professor, confundador e integrante de sete startups) e José Salibi Neto (cofundador da HSM), além de lideranças ligadas à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito Confebras).

A transformação digital, as mudanças do sistema financeiro e as novas gerações de consumidores foram temas que permearam todas as discussões e serão decisivas para o futuro. “As empresas morrem porque fazem bem as mesmas coisas durante tempo demais”, ponderou Salibi Neto. Outro ponto debatido foi a importância do relacionamento, que é um dos diferenciais do sistema cooperativo para outras instituições financeiras.

No Brasil, de acordo com o Banco Central, o cooperativismo de crédito conta com 18 milhões de cooperados, R$ 730 bilhões em ativos totais, R$ 445 bilhões em crédito e 9,8 mil unidades de atendimento em 57% dos municípios do país. Em 368 municípios as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras.