O Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior anunciou novas medidas restritivas em todo o estado devido ao aumento dos contágios, internamentos e mortes por COVID. O Paraná está com 95% das UTIs ocupadas e pelo menos 150 pessoas estariam internadas em enfermarias aguardando vagas em Unidades de Terapia Intensiva.
“A verdade hoje é que estamos no pior momento da pandemia. A gente prefere trabalhar com a verdade que dói, do que com a mentira que conforta”, disse o governador. “Aumentamos o número de leitos e continuamos a melhorar a estrutura, mas não é mais suficiente, temos que restringir a circulação de pessoas porque a velocidade de transmissão dessas novas variantes do vírus nos leva a ter que ser mais duros. A nossa decisão tem como objetivo diminuir a circulação do vírus; a partir da meia noite e segue até dia 8 de março.
EMERGÊNCIA
No mapa abaixo, as áreas em roxo mostram as cidades e regiões que já não tem mais capacidade de atendimento nos hospitais. As áreas em vermelho também passam por situação grave mas ainda conseguem gerir a situação sem intervenção do estado.
BETO PRETO ANUNCIA QUE PARANÁ RECEBERÁ 1,7 MILHÃO DE DOSES DE VACINAS CONTRA A COVID
O secretário estadual de saúde Beto Preto disse que o estado está se esforçando para receber mais lotes de vacinas e que o Paraná instalará em regime de urgência quase cem leitos de UTIs. Preto lembrou que apesar disso, aumentar o número de leitos não é a solução. “A pandemia está em seu momento mais duro. O Ministério da Saúde nos informou que em março receberemos cerca de 1,7 milhão de doses, o que será suficiente para vacinar 750 mil pessoas, mas por enquanto temos que reduzir a circulação de pessoas”.