O espaço da Sanepar na Feira do Agronegócio, Tecnologia e Inovação, promovida Sindicato Rural de Campo Mourão (SEIDEC), atraiu a atenção de muitos visitantes nos dias 5 e 6 de junho. Durante a Feira, técnicos da Sanepar fizeram palestra e apresentaram os benefícios e os resultados positivos do uso do lodo do esgoto tratado em culturas do agronegócio.
A gerente da Sanepar em Campo Mourão, Araceli Stela, destaca que a Sanepar pode apresentar como está sendo destinado o lodo de esgoto higienizado, resultante do processo de tratamento de esgoto da Sanepar, como fertilizante na agricultura de grãos. “Nossa região destina 100% do lodo tratado para a agricultura, o que para nós é motivo de orgulho, uma vez que não sobrecarregamos os aterros sanitários, dando uma destinação adequada a este resíduo, e ainda aumentando a produtividade das lavouras que os recebem”, frisou.
Campo Mourão tem o programa implantado desde 2012. Desde então, já foram destinadas 24.867 toneladas de lodo para 69 agricultores. A destinação do lodo para agricultura na regional de Campo Mourão bateu recorde no estado em 2023 e 2024, totalizando mais de 10 mil toneladas. Além do lodo dos reatores, foi direcionado o lodo proveniente de toda a lagoa da Estação de Tratamento Rio do Campo. Para este ano, está prevista a entrega de mais duas mil toneladas na região, trazendo melhorias produtivas e ganhos ambientais.
O agrônomo da Sanepar, com atuação na Região Noroeste do Estado, Marco Aurélio Knopik, que ministrou a palestra junto com a gerente regional, explicou sobre as vantagens agrícolas com o uso do insumo. “Com o aporte de matéria orgânica e com a substituição do calcário pelo lodo higienizado com a cal, há redução dos custos de produção e ganhos de produtividade na lavoura”.
Muitos agricultores aproveitaram a visitação na Fati e fizeram o seu cadastramento na Sanepar para poder receber o lodo do esgoto em suas propriedades. Com milhares de visitantes, o uso do lodo e seus resultados na agricultura também foi um atrativo de interesse aos jovens estudantes do município, assim como pela aproximação dos técnicos de instituições parceiras, como o IDR, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Secretaria de Agricultura de Campo Mourão e demais municípios da região. “Eventos como este oportunizam a aproximação e interação com agricultores, com parcerias e ações conjuntas entre as instituições”, reforçou Marco Aurélio.
A Sanepar finalizou 2024 tendo direcionado mais de 32 mil toneladas de lodo para agricultura, atendendo 132 produtores rurais no Paraná. Os agricultores que tenham interesse em participar do programa podem fazer seu cadastramento/inscrição no site da Companhia, na aba Sustentabilidade clique aqui. ASC/SANEPAR