Alguns fiéis torcedores do Tubarão ainda diziam acreditar na salvação, mas a maioria já sabia que a queda era iminente. Jogando no OBA em Goiânia, o Londrina foi goleado por 4 a 1 pelo Vila Nova que sobe para 58 pontos e ocupa o sexto lugar na classificação da Série B.
SÉRIE B
Faltando duas rodadas, o quarto colocado do Campeonato Brasileiro da Série B é o Juventude, que tem os mesmos 60 pontos do Sport. Acima deles, em terceiro tem o Criciúma, que também tem 60; depois aparece em segundo lugar o Atlético (GO), e em primeiro o Vitória que só precisa de um ponto para alcançar a A, e talvez nem disso dependendo dos resultados da 36ª rodada.
Antes de falar da partida, é preciso dizer que o Londrina disputa um campeonato muito distante do campeonato que disputa o Vila Nova. Apesar de muita gente achar que no papel, o time não é mal; nenhum dos oito técnicos que passaram pelo clube nesse ano conseguiu achar uma fórmula que funcionasse escolhendo onze titulares entre os 55 jogadores que o elenco teve na temporada 2023.
O campeonato do Londrina sempre esteve na parte baixa da tabela, com ABC, Chapecoense e recentemente Ponte Preta e Sampaio Corrêa. Nessa briga já esteve também o Avaí, que acordou no campeonato e hoje está salvo.
O Tubarão perdeu 19 das 36 partidas do certame; empatou dez e só venceu seis vezes; é muito pouco; é campeonato de Série C.
VEJA OS GOLS
FORA DO CAMPO
Fatores extracampo ligados ao Londrina Esporte Clube e a empresa gestora SM Sports, roubaram a atenção do campeonato que se sabia, já estava perdido.
O gestor Malucelli abriu mão da vaga na Taça São Paulo de Júniores; torcida e diretoria não gostaram. O gestor também tem uma briga na justiça com a diretoria pelos R$ 16 milhões que serão repassados ao clube pela Liga Forte.
O JOGO
É neste contexto que o Londrina foi à campo ontem contra um Vila Nova que vem babando para beliscar uma vaga na Série A.
Os goianos só precisaram de 8 minutos para impor sua maior categoria e abrir o placar com Lourenço de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 30 veio o segundo com Igor Felipe e aos 12 do segundo tempo veio o terceiro com Ronald. Não parou por aí; aos 17 veio o quarto com Igor Henrique. O gol de honra saiu com Garraty. Depois do gol, o Londrina resolveu ir para cima, e meteu duas bolas na trave. No final, o VAR ainda anulou o quinto gol do Vila Nova e ninguém reclamou porque a partida já estava decidida.
E AGORA:
O Londrina cai, e vai para a Série C, campeonato onde esse time talvez consiga ficar entre os quatro que sobem para B. Resta saber se alguma SAF se habilita a a entrar no clube. Já se falou em propostas de R$ 130 mihões, já se fala de uma possível saída de Sérgio Malucelli, mas para que ele saia, é bom que haja quem banque, caso contrário será a diretoria a ter que se virar para manter um time para o Estadual e Brasileiro em 2024.
Se com o dinheiro de Malucelli está ruim, sem, pode ser uma tragédia. Para entender a dimensão do risco que o time corre sem ter um plano seguro, basta olhar para o maior rival regional, o Grêmio de Maringá que sumiu por mais de 20 anos e que em 2024 vai ter que disputar a Segundona do Paranaense de novo.
É o caso de dizer que caindo, o Londrina conquistou vaga na Série C; coisa que dá inveja a muitos. O cálice tá meio cheio, se arrumar a casa, a história continua.