Londrina é goleado e “conquista” vaga na Série C

Título não contém ironia, tem só um pouquinho de inveja.

Corajosos torcedores do Londrina na arquibancada em Goiânia. foto reprodução internet

Alguns fiéis torcedores do Tubarão ainda diziam acreditar na salvação, mas a maioria já sabia que a queda era iminente. Jogando no OBA em Goiânia, o Londrina foi goleado por 4 a 1 pelo Vila Nova que sobe para 58 pontos e ocupa o sexto lugar na classificação da Série B.

SÉRIE B

Faltando duas rodadas, o quarto colocado  do Campeonato Brasileiro da Série B é o Juventude, que tem os mesmos 60 pontos do Sport. Acima deles, em terceiro tem o Criciúma, que também tem 60; depois aparece em segundo lugar o Atlético (GO), e em primeiro o Vitória que só precisa de um ponto para alcançar a A, e talvez nem disso dependendo dos resultados da 36ª rodada.

Antes de falar da partida, é preciso dizer que o Londrina disputa um campeonato muito distante do campeonato que disputa o Vila Nova. Apesar de muita gente achar que no papel, o time não é mal; nenhum dos oito técnicos que passaram pelo clube nesse ano conseguiu achar uma fórmula que funcionasse escolhendo onze titulares entre os 55 jogadores que o elenco teve na temporada 2023.

O campeonato do Londrina sempre esteve na parte baixa da tabela, com ABC, Chapecoense e recentemente Ponte Preta e Sampaio Corrêa. Nessa briga já esteve também o Avaí, que acordou no campeonato e hoje está salvo.

O Tubarão perdeu 19 das 36 partidas do certame; empatou dez e só venceu seis vezes; é muito pouco; é campeonato de Série C.

VEJA OS GOLS

FORA DO CAMPO

Fatores extracampo ligados ao Londrina Esporte Clube e a empresa gestora SM Sports, roubaram a atenção do campeonato que se sabia, já estava perdido.

O gestor Malucelli abriu mão da vaga na Taça São Paulo de Júniores; torcida e diretoria não gostaram. O gestor também tem uma briga na justiça com a diretoria pelos R$ 16 milhões que serão repassados ao clube pela Liga Forte.

O JOGO

É neste contexto que o Londrina foi à campo ontem contra um Vila Nova que vem babando para beliscar uma vaga na Série A.

Os goianos só precisaram de 8 minutos para impor sua maior categoria e abrir o placar com Lourenço de cabeça após cobrança de escanteio. Aos 30 veio o segundo com Igor Felipe e aos 12 do segundo tempo veio o terceiro com Ronald. Não parou por aí; aos 17 veio o quarto com Igor Henrique. O gol de honra saiu com Garraty. Depois do gol, o Londrina resolveu ir para cima, e meteu duas bolas na trave. No final, o VAR ainda anulou o quinto gol do Vila Nova e ninguém reclamou porque a partida já estava decidida.

E AGORA:

O Londrina cai, e vai para a Série C, campeonato onde esse time talvez consiga ficar entre os quatro que sobem para B. Resta saber se alguma SAF se habilita a a entrar no clube. Já se falou em propostas de R$ 130 mihões, já se fala de uma possível saída de Sérgio Malucelli, mas para que ele saia, é bom que haja quem banque, caso contrário será a diretoria a ter que se virar para manter um time para o Estadual e Brasileiro em 2024.

Se com o dinheiro de Malucelli está ruim, sem, pode ser uma tragédia. Para entender a dimensão do risco que o time corre sem ter um plano seguro, basta olhar para o maior rival regional, o Grêmio de Maringá que sumiu por  mais de 20 anos e que em 2024 vai ter que disputar a Segundona do Paranaense de novo.

É o caso de dizer que caindo, o Londrina conquistou vaga na Série C; coisa que dá inveja a muitos. O cálice tá meio cheio, se arrumar a casa, a história continua.