Emmanuel Macron venceu a segunda vez as presidenciais francesas, alcançando 58,6% dos votos e derrotando a candidata de extrema direita, Marine Le Pen. A taxa de abstenção atingiu um nível recorde de 28,2%.
Macron chegou ao Champs de Mars este domingo à noite ao som do “Hino da Alegria” e no seu discurso de vitória agradeceu aos eleitores o novo mandato de cinco anos no Palácio do Eliseu.
Aos 44 anos, o jovem presidente disse saber o quanto deve aos seus eleitores, muitos dos quais o reelegeram para evitar a subida ao poder da candidata da União Nacional.
Marine Le Pen, de 53 anos, reconheceu a derrota mas não saudou o presidente, sublinhando o encurtar da distância entre o escrutínio de 2017 e o sufrágio atual. Para a candidata, que alcançou quase 42% dos votos, o resultado foi uma vitória retumbante, a qual lhe dá força para continuar a lutar pelos interesses da França, a começar com a corrida eleitoral ao lado de Jordan Bardella para as eleições legislativas em Junho.
Pela sua parte, Emmanuel Macron prometeu unir os franceses e reavaliar o seu projeto político para o país, com prioridade para a implementação, até ao verão, de um pacote de medidas para aliviar o custo de vida.
Os líderes da União Europeia receberam o resultados das presidenciais com um sentimento de alívio e felicitaram Emmanuel Macron pela sua reeleição. Euro News