Mandaguari acumula 216 contágios por COVID-19 desde o início da pandemia. A maioria dos exames positivos (143), foram constatados no mês de julho. Apesar do aumento no número de contágios, a cidade contabiliza 4 óbitos. O boletim desta quarta-feira traz cinco novos contágios. São quatro mulheres e um homem. Dos 216 positivados,150 pessoas se recuperaram da doença e somente 62 pessoas estão em tratamento; 59 estão em isolamento domiciliar e três seguem internados.
Atualmente a taxa de positividade nos exames é de 17,88% , percentual que habilita a administração pública a reduzir as restrições que até então se enquadravam na faixa de risco moderado. A prefeitura enfatiza que as medidas de distanciamento e higiene deverão ser mantidaas. Veja a tabela abaixo e compreenda como as decisões são implementadas.
Com a Taxa de Positividade do coronavírus abaixo de 20% há uma semana, Mandaguari vai retomando sua rotina habitual de horários de atendimento ao público em bares, lanchonetes e no comércio, além de suspender o toque de recolher a partir de sexta-feira (31) . O relaxamento de horário segue as medidas previstas no Risco Baixo que mantém todas as obrigatoriedades de prevenção ao vírus como uso de máscara, higienização e distanciamento social.
A partir de sexta-feira (31) com o novo decreto em vigor o comércio está autorizado para abrir das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 13 horas aos sábados.
Bares e lanchonetes também poderão seguir o horário de funcionamento que consta no alvará de abertura expedido pela Prefeitura, porém seguindo às normas de proteção que incluem distanciamento das mesas que devem estar ocupadas por até 4 pessoas. Permanece proibida a colocação de mesas nas calçadas e música ao vivo e telões. Nas medidas inseridas no risco baixo a realização de eventos continua suspensa.
“Estamos com nossa TP em 17.88% hoje e abaixo de 20% há alguns dias por isso a Comissão de Enfrentamento ao Covid-19 decidiu flexibilizar mais alguns pontos como prevê nossa tabela. Saímos do risco moderado para o baixo e o que muda é basicamente o horário de funcionamento do comércio e bares e a suspensão do toque de recolher”, explica a presidente da Comissão e secretária de Saúde, Deise Vernillo.
FISCALIZAÇÃO PARA MEDIDAS DE PROTEÇÃO
A nova tabela de risco libera alguns pontos porém mantém a obrigatoriedade, passível de multa, para quem descumprir as medidas de proteção. O Risco Baixo é determinado pela Taxa de Positividade de 0 a 20%.
As medidas de Distanciamento Social Seletivo são: redução da transmissibilidade (higienização de mãos, ambientes e uso de máscara); Distanciamento social no ambiente de trabalho; Distanciamento social e outras normas para pessoas acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e menores de 12 anos; Isolamento domiciliar de todos os sintomáticos e contatos domiciliares; Suspensão de eventos e atividades que promovam aglomeração; Aulas em escolas e universidades somente EAD. O setor de fiscalização da Prefeitura continuará com os plantões diários
e noturnos e agirá com rigor para que as normas sejam cumpridas. Caso ocorra um aumento da Taxa de Positividade por alguns dias consecutivos
as medidas anteriores previstas no risco moderado voltam a valer. “Temos que continuar nos cuidando e evitando sair de casa. Aos poucos
vamos retomando a rotina, mas se houver necessidade as normas serão mais rígidas. Para que tudo volte “ao normal” é preciso a colaboração de cada um que se puder deve ficar em casa e se sair que seja sempre com a máscara de proteção”, aconselha a secretária de Saúde.