foto Luiciano Alves Nogueira – Grupo Facebook Animais Achados e Perdidos de Maringá
Para perceber a gravidade do fenômeno e suas variações, bastaria acessar páginas e grupos de facebook criados especialmente para ajudar a encontrar os donos ou novos tutores para centenas de cães, gatos e até pássaros que se perdem ou são abandonados em Maringá.
No grupo Animais Achados e Perdidos de Maringá foram anunciados quase cem animais somente nos últimos sete dias. A maioria deles foi fotografada vagando pelas ruas, mas há também anúncios de donos desesperados à procura de seus pets.
Segundo do Observatório do Terceiro Setor de São Paulo, até 2020 cerca de 30 milhões de animais viviam nas ruas do Brasil; vinte milhões deles são cães.
Em Maringá, a Câmara Municipal aprovou em 2017 a Lei 10.467 de autoria do vereador Flávio Mantovani (Rede) que estipula multa de até R$ 10 mil para quem maltrata ou abandona animais domésticos, nativos e até exóticos. Das sanções não escapam nem mesmo os donos que deliberadamente deixam seus pets circularem livremente pelas ruas.
Veja a entrevista com Flávio Mantovani
O vereador que há décadas atua em defesa dos direitos dos animais, explica que o problema é complexo, mas que as pessoas que encontram animais perdidos podem acolhe-los sem temor, até que o dono seja encontrado ou que se encontre um novo tutor.
O vereador lembra que a prefeitura mantém regularmente feiras de adoção onde o animal encontrado pode ser levado pelo tutor e ser colocado à disposição para que se encontre um novo dono. “A prefeitura não recolhe animais sadios, se fizesse a conta não fecharia porque não teríamos condições logísticas para abrigá-los; nenhuma cidade que tem abrigos para animais consegue dar conta”.
Em conclusão, o vereador informou que a mesma Lei que pune maus tratos e abandono de animais, também pune quem deixa o próprio cão circular livremente pelas ruas. “O que não pode é você deixar seu cachorro livre nas ruas que ele terminará sendo atropelado e depois pretender que a prefeitura ofereça tratamento gratuito. Deixar o animal circular sozinho na rua é crime e a punição é severa, mas você quem acolhe um animal está fazendo um bem e as autoridades não deixam você sem assistência, basta que você tenha a responsabilidade de mante-lo até que se encontre o dono ou um novo tutor”.