A Câmara de Maringá, com propositura do vereador Mario Verri e do ex-vereador Tenente Edson Luiz, concedeu o título de Cidadã Benemérita à Maria da Conceição Silva, atleta, treinadora, árbitra e professora da UEM aposentada, que dedicou pelo menos quatro décadas à formação esportiva e educacional em Maringá e outros municípios paranaenses.
O Plenário da Câmara recebeu um grande público de amigos e alunos da professora Maria, que foi ovacionada durante a homenagem a uma das primeiras professoras negras da UEM. A Sessão Solene foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Mário Hossokawa.
Agradecida e emocionada, Maria da Conceição fez questão de homenagear os amigos e o município de Maringá durante sua fala. “Muito obrigado, cidadãs e cidadãos maringaenses. Maringá me recebeu de braços abertos. Minha família é essa. São todos meus amigos, onde eu entro me tratam bem. O Mario (Verri) é especial, quando eu estava na pior, ele me ajudava, sempre conseguia dar um jeito de arrumar ônibus para gente levar os atletas para competir, sempre dava um jeito para tudo, sempre esteve presente. Agradeço muito a UEM, a Prefeitura de Maringá e também o meu amigo Tenente Edson Luiz, agradeço a todos”, disse, emocionada, Maria da Conceição.
“Falar da professora Maria é falar com o coração, com emoção. Eu fico muito feliz de poder participar desta homenagem, a história dela é grande parte da história do Esporte e da Educação de Maringá. Ela realmente formou homens e mulheres de caráter, muitos deles estão aqui hoje, acompanhando essa merecida homenagem”, comentou Mario Verri. “Você representa não só os professores de Educação Física, mas todos os professores que fazem parte da Educação e que são tão importantes para a formação dos nossos filhos”, disse o ex-vereador Tenente Edson Luiz.
Além de Hossokawa e Verri, participaram da Sessão Solene os vereadores Sidnei Telles, Flávio Mantovani e Altamir Antônio dos Santos. O secretário de Esportes e Lazer de Maringá, Robson Xavier, representou a Prefeitura Municipal na solenidade. Autoridades do Governo do Estado e da UEM também estiveram presentes.
‘Formou homens e mulheres de caráter’
Nascida em Curvelo, cidade de Minas Gerais, Maria da Conceição Silva chegou a Maringá em 1981 para lecionar como professora universitária no departamento de Educação Física da UEM, onde se aposentou na cadeira de atletismo e seguiu por mais oito anos atuando com projetos paralelos e voluntários em diferentes áreas do esporte e da arbitragem.
Entre Curitiba, Londrina e Maringá, foram mais de 40 anos ligados à prática dos esportes, formação de atletas, organização de jogos juvenis, estudantis, amadores e colaboração voluntária na formação de federações de árbitros paranaenses.
Maria da Conceição Silva treinou dezenas de times, em diferentes modalidades do atletismo e de outros esportes. Foi presidente da Federação Paranaense de Atletismo, formando centenas de atletas, pelo menos três gerações de desportistas na cidade de Maringá, além de dezenas de árbitros, muitos dos quais orgulhosos por terem atuado em jogos olímpicos e paralímpicos, especialmente nas Olimpíadas Rio 2016.
Quando o vereador Mario Verri e o ex-vereador Tenente Edson Luiz propuseram a outorga do título de Cidadã Benemérita de Maringá à Maria da Conceição Silva, ela fez questão de exigir apenas um trecho em seu currículo a ser lido na justificativa para que o Poder Legislativo fosse favorável ao título e à justa homenagem. O trecho dizia assim: “Formou vários atletas, inclusive árbitros de alto nível, mas principalmente homens e mulheres de caráter”.