A Prefeitura de Marialva através da Secretaria de Águas – SAEMA, emitiu uma nota comunicando a decisão de racionar a distribuição da água no município.
De acordo com a SAEMA, o racionamento será necessário para enfrentar o longo período de estiagem que a região está enfrentando e que está prejudicando o abastecimento da cidade.
“A mina que alimenta a adutora 1, (Estrada da Mina) secou completamente. A Mina que alimenta a adutora 2, (Antigo Matadouro) está com uma vazão de água de apenas 40% da sua capacidade”, explicam da prefeitura.
A agravar ainda mais o problema, dos 34 poços semi-artesianos que também são utilizados no abastecimento da cidade, 31 estão com vazão reduzida a percentuais próximas a 50%, os outros três secaram totalmente.
O quadro é considerado preocupante e por isso a prefeitura decidiu tomar medidas que ela mesma considera drásticas mas que vão garantir o abastecimento de toda a população.
As medidas de racionamento entram em vigor à partir da próxima terça-feira, 26. O registro do reservatório Central situado na Praça Madre Rafela Ybarra, ficará fechado todos os dias durante o período de racionamentol, das 13h às 18h.
A Prefeitura pede compreensão à cidadania e solicita bom senso na utilização da água, restringindo o uso a atividades essenciais.
A prefeitura não informou por quanto tempo pretende manter a medida ativa.