Há 5 dias sem registrar mortes por covid, Maringá confirma nesta segunda 1644 novos contágios relativos aos últimos 3 dias.
Com os números de hoje, o total de contágios de janeiro é o maior dos quase 24 meses de pandemia na cidade. São 11.572 contágios. É Como se 482 pessoas se contagiassem todos os dias na cidade.
O número de doentes na cidade subiu par 9.909. Em 30 de dezembro eram somente 200. O aumento é de 4854%.
O efeito das duas ou três doses das vacinas fez com que o vírus, agora muito mais contagioso, não obtivesse o mesmo efeito avassalador que produziu mais de 1300 mortes em 2021 em Maringá, mas as estruturas de saúde começam a sofrer com o aumento da demanda.
Com os trinta leitos atuais, as UTIs do SUS começam a dar sinal de que precisam de reforços. No boletim divulgado nesta segunda, 24, a ocupação é de 93,33%; restam apenas dois leitos. O SUS já teve 103 leitos habilitados nos momentos mais difíceis da pandemia, e è provável que seja necessário incluir novos leitos para atender a demanda que é crescente, mesmo que em ritmo extramente lento em relação ao número de contágios que evoluiu em modo vertiginoso.
RECOMENDAÇÕES
As indicações das autoridades continuam sendo as mesmas:
* USO CORRETO DO MÁSCARA AINDA É OBRIGATÓRIO
* DISTANCIAMENTO SOCIAL
* HIGIENIZAÇÃO CONSTANTE DAS MÃOS COM ALCOOL EM GEL OU SABONETE