Com investimento de cerca R$ 22 milhões, 40 mil alunos da rede municipal de ensino de Maringá receberão antes do início das atividades escolares de 2024, um kit escolar e um kit de uniformes contendo 4 camisetas, duas bermudas ou shorts saias, duas calças, duas blusas de lã, agasalho completo, dois pares de meias e um tênis.
A apresentação dos kits escolares aconteceu na tarde desta quarta-feira, 10, na sala de reuniões anexa ao gabinete do prefeito Ulisses Maia, que participou da cerimônia que contou também com as presenças do vice Edson Scabora e da secretária de Educação Nayara Caruzzo.
Scabora, que é professor e empresário do setor de Educação afirma que a qualidade do material utilizado na confecção dos uniformes “é a mesma que é usada nas escolas privadas”. O vice-prefeito recorda que no início de 2023 houve atraso na entrega de parte dos uniformes, justamente porque a prefeitura não aceitou os produtos entregues pela empresa contratada, porque estavam abaixo do padrão exigido pela administração.
“No ano passado tivemos que devolver os uniformes por falta de qualidade, mas esse ano deu tudo certo e as crianças vão receber material didático e uniformes de qualidade igual aos que são usados nas escolas particulares”, salientou Scabora.
A secretária Nayara Caruzzo disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que o uniforme escolar garante equidade e dignidade às crianças que ficam muito mais motivadas para enfrentar o ano escolar.
“Todos os alunos da rede escolar municipal recebem uniformes e kit escolar, e isso nos ajuda a democratizar o acesso à educação. É emocionante ver o quanto as crianças gostam e fazem questão de nos dizer; são frases do tipo, “como estou me achando linda”. É muito importante e é vital para a confiança das crianças que claramente estão obtendo maior aproveitamento escolar”, disse a secretária
O prefeito Ulisses Maia fez questão de explicar que os recursos usados para a compra dos kits escolares e dos uniformes, derivam da fonte 1000; “são recursos livres que o município disponibiliza além dos 25% previstos no orçamento que temos obrigação de investir”, disse Maia.
Ulisses lembrou que Maringá tem o maior IDEB entre as maiores cidades do Paraná. “O IDEB de Maringá é maior do que a média estadual e nacional”, reforçou.
“Nós mudamos completamete o estilo do uniforme escolar; antes, os alunos só recebiam um shorts e uma camiseta; agora tem até tênis, mochila de rodinhas, agasalho, blusa de lã e tantas outras coisas, que garantem a estima elevada do aluno e dos pais também’, disse o prefeito Ulisses Maia em entrevista a OFATOMARINGA.COM. “Não é fácil ter que comprar uniforme para os filhos, não é fácil comprar material escolar; Alguns pais têm dificuldade e cabe ao Poder Público garantir que na escola haja excelência para todos, sem distinção”, enfatizou o prefeito.
Questionado sobre a necessidade de garantir que a entrega dos kits se torne política pública, o prefeito disse que não é por acaso que Maringá foi considerada a melhor cidade do Brasil para se viver. “E isso por três anos consecutivos; esse título é por conta dos indicadores de Educação, Saúde, Segurança, Meio-Ambiente; é claro que temos problemas, mas comparado com todos os outros municípios, nós somos a melhor cidade, e os administradores que virão depois de mim vão ter que honrar esse padrão de excelência”, concluiu o prefeito.