foto: Aldemir Moraes
Mais de 250 toneladas de entulhos descartáveis foram recolhidos durante ′arrastão′ de limpeza realizado pelo Prefeitura de Maringá em bairros da zona sul da cidade no sábado. A ação se estendeu domingo para finalizar o trabalho, que envolveu centenas de servidores e dezenas de máquinas e caminhões.
O segundo ′arrastão′ (o primeiro retirou 300 toneladas da zona norte) introduziu mudanças na estratégia, com a posicionamento de caçambas em terrenos públicos da região.
A ação, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos, contou com a participação da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Fazenda. Agentes de controle da dengue inspecionaram cerca de 1,2 mil imóveis.
Fiscais entregaram notificação a 300 proprietários de imóveis por conservação inadequada de terrenos. As atividades integram mobilização de prevenção e combate à dengue, iniciada com reunião com lideranças da sociedade organizada. Comitê foi criado para gerir as ações.
O modelo de posicionar caçambas em pontos estratégicos e estimular o cidadão a descartar materiais nesses locais funcionou, mas ainda precisa da colaboração da comunidade. “Muitos moradores colocaram um volume enorme de todo tipo de entulho nas calçadas e canteiros, contrariando nossa recomendação”, afirma Maria Lígia Guedes, diretora executiva de Serviços Públicos.
Os ′arrastões′ vão continuar, contemplando regiões específicas da cidade e os distritos