O NEGÓCIO É O SEGUINTE: A gangorra do Dogão deixa o solo e sobe às alturas neste sábado de frio no Rio Grande do Sul. Com atuações notáveis de Travassos e Adeílson, o Dogão deu a volta por cima, virou o jogo e goleou o Ypiranga dentro do Gigante da Lagoa de Erechim (RS) por 4 a 1. O que fez a diferença na tarde deste sábado, foi a postura responsável dos jogadores que entraram atentos na partida para não sofrerem gols logo nos primeiros minutos. O placar adverso porém teimou e se apresentou aos 12 minutos, mas o Dogão não se abalou e aos poucos foi mostrando que teria condições de virar, e virou. O empate veio aos 21 com Kelvi cobrando falta e contando com um desvio na barreira que matou o goleiro; depois Travassos fez o seu de cabeça aos 45 e Bonifácio ampliou aos 8 do segundo; enfim, quando o Ypiranga foi para o tudo ou nada, Camarão que tinha saído do banco aos 35, bateu falta aos 40 e fechou a fatura em 4 a 1. Não tá tudo 100%, mas hoje, Egert posicionou seu time do modo justo; esperou o adversário em seu campo e usou seus melhores atributos para vencer a partida. O equilíbrio que se espera de um time que já marcou 17 gols e sofreu 18 está sendo construído; agora são 4 vitórias e 3 derrotas em sete jogos. No próximo fim de semana o Dog volta a jogar no WD, e vai ser com o Santa Cruz no sábado (23) às 19h.
O JOGO >>>
Com uma postura mais cautelosa, Maringá começou a partida em Erechim tendo que controlar os ímpetos do Ypiranga que busca fazer valer o fator campo e voltar a vencer no Brasileiro da C. E se dessa vez o Dogão conseguiu não ser surpreendido logo no início, acabou tomando um gol logo quando começava a ensaiar suas primeiras saídas para o ataque. E foi aos 12 minutos que ao tentar partir para cima da defesa do Ypiranga, que Kelvi perde bola no meio do campo e cede contra-ataque ao time da casa. Com um chute despretensioso da intermediária, Estevão abriu o placar para o Ypiranga. Guilherme Neto chega muito atrasado no chute que parou no fundo das redes no canto baixo direito.
Apesar do gol sofrido, dessa vez Maringá não se abateu e continuou fazendo o seu jogo voltando rápido para a partida. O gol de empate do Dogão veio de bola parada com kelvi que tinha falhado no gol do time adversário. Aos 21 ele bate de direita da entrada da grande área; a bola bate na barreira e engana o goleiro Gabriel que não conseguiu voltar para impedir o gol de empate.
Aos 45 o time de Egert mostra que começa a entender como é preciso jogar essa tal Série C; O time marca bem no meio do campo que protege mais a defesa e aproveita bem as chances que cria. A virada vem com Negueba que para suprir as carências defensivas do elenco tinha passado grande parte do primeiro-tempo ajudando a defesa. Negueba cobra escanteio pela esquerda e encontra o zagueiro Travassos bem posicionado no primeiro-pau; ele sobe mais do que todo mundo, e de cabeça mandou para o fundo das redes para virar para 2 a 1.
A primeira etapa termina e o Maringá de Egert, parece começar a ter ciência que é necessário ter capacidade de controlar o jogo.
- Na volta a campo, Egert tira Pira e reforça a marcação no meio campo colocando Lucas Bonifácio.
- Já o Ypiranga não mexe no time que está perdendo
E o segundo-tempo começa como era previsto; o Ypiranga apertava a saída de bola do Dogão que mantém a cautela e espera o momento de sair para matar a partida. A chance veio quando o time da casa começou a reduzir a pressão. Adeílson lança Calito pela direita; ele avança e cruza para trás para a chegada de Lucas Bonifácio que bate de primeira para fazer o terceiro do Dogão aos 9 minutos do segundo-tempo.
Com 3 a 1 no placar, o Dogão começou a administrar a partida, mas aos poucos recuou seu time e voltou a sofrer pressão. O Ypiranga só chega com perigo num chute de William cobrando falta aos 27. Ele deixa escapar o forte chute do número 3 do Ypiranga, mas se recupera e recupera a bola.
Egert faz mais três mudanças; Raí Natalino, Ronald Camarão, Danielzinho e Tavares entram para as saídas de Giovane Gomez, Calito, Kelvi e Gabriel. O treinador do Ypiranga Gabardo Junior, também faz três substituições aos 30 minutos, e deixa a impressão que mais do que seguir lógicas de jogo, tenta mesmo ir para o tudo ou nada.
A coisa piora para o Ypiranga aos 40 minutos depois que Camarão que bate falta da intermediária na zona da lateral direita; o chute de esquerda engana o goleiro Gabriel que não esperava um chute direto, mas um cruzamento; quando ele saia para interceptar foi surpreendido pela boa fechada no primeiro pau e que foi terminar no fundo das redes decretando a goleada por 4 a 1.
Depois de tomar o quarto o Ypiranga morreu de vez e a casa caiu. Não tá tudo 100%, mas hoje, Egert posicionou seu time do modo justo; esperou o adversário em seu campo e usou seus melhores atributos para vencer a partida. O equilíbrio que se espera de um time que já marcou 18 gols e sofreu 19 está sendo construído; agora são 4 vitórias e 3 derrotas em sete jogos. No próximo fim de semana o Dog volta a jogar no WD, e vai ser com o Santa Cruz no sábado (23) às 19h.



