A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na terça-feira, 1º, a campanha de vacinação contra a gripe para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. O imunizante estará disponível em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), incluindo os distritos de Floriano e Iguatemi, além da Sala de Vacina da Secretaria de Saúde (confira os horários de vacinação aqui).
Neste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, outros grupos prioritários poderão se vacinar, incluindo trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, puérperas, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, pessoas em situação de rua, trabalhadores de transporte rodoviário coletivo, pessoas com deficiências permanentes, entre outros.
Diferentemente dos anos anteriores, a imunização contra a gripe será mantida ao longo de todo o ano. A medida busca garantir maior cobertura vacinal e proteção contínua da população contra a doença. “A vacina é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza. A circulação do vírus deve aumentar nos próximos meses. Por isso, precisamos que todas as pessoas que se encaixam no público-alvo tomem a vacina. Só assim conseguiremos reduzir o agravamento da doença e as internações”, afirma o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi.
O imunizante disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o trivalente, que protege contra três tipos do vírus Influenza, incluindo a cepa H1N1. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade, CPF e carteira de vacinação. No caso dos grupos prioritários, é necessário apresentar o documento atualizado que comprove o vínculo ao público que pertence.
A Prefeitura de Maringá reforça a importância da imunização na prevenção de complicações causadas pelo vírus influenza, especialmente para os grupos prioritários como idosos, crianças e pessoas com comorbidades. ASC/PMM