A Secretária de Saúde de Maringá concluiu na manhã desta quinta-feira (14), o curso de capacitação para Servidores da Saúde visando o tratamento de possíveis casos de Varíola dos Macacos. Hoje foi o dia da formação dedicada a Servidores da Saúde nos âmbitos público e privado. No total, cerca de 200 profissionais já receberam a capacitação oferecida pela Prefeitura de Maringá.
No Brasil já foram confirmados mais de 200 casos da doença, no Paraná são seis e em Maringá se investiga o caso de uma mulher que tendo entrado em contato com um morador de São Paulo que testou positivo para a doença e que tem sinais no corpo que poderia dar indicação de positividade. Por enquanto, o caso é tratado somente como suspeito pela Secretaria de Saúde que não informou quando se saberá o exito do exame ao qual a pessoa foi submetida.
A Gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Maringá – Dra. Maria Paula Botelho, explica que muitas vezes os sintomas podem ser de outras doenças como Sífilis, Herpes e Molusco contagioso que é mais comum em crianças.
“Quando a gente investiga os casos suspeitos, primeiro pensamos a essas doenças que são mais prevalentes para depois pensarmos à Varíola dos Macacos. Se não tiver vínculo epidemiológico já descartamos e encaminhamos para tratamento específico. As lesões provocadas pela Sífilis, Herpes e Molusco são semelhantes às provocadas pela Varíola”, explica a Gerente da Vigilância Epidemiológica.
Veja a entrevista concedida a Ligiane Ciola