Maringá investiga caso suspeito de Varíola dos Macacos. Curso prepara operadores da Saúde no tratamento da doença

Maringá investiga caso suspeito de Varíola dos Macacos. Curso prepara operadores da Saúde no tratamento da doença

A Secretária de Saúde de Maringá concluiu na manhã desta quinta-feira (14), o curso de capacitação para Servidores da Saúde visando o tratamento de possíveis casos de Varíola dos Macacos. Hoje foi o dia da formação dedicada a Servidores da Saúde nos âmbitos público e privado. No total, cerca de 200 profissionais já receberam a capacitação oferecida pela Prefeitura de Maringá. 

No Brasil já foram confirmados mais de 200 casos da doença, no Paraná são seis e em Maringá se investiga o caso de uma mulher que tendo entrado em contato com um morador de São Paulo que testou positivo para a doença e que tem sinais no corpo que poderia dar indicação de positividade. Por enquanto, o caso é tratado somente como suspeito pela Secretaria de Saúde que não informou quando se saberá o exito do exame ao qual a pessoa foi submetida. 

A Gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Maringá – Dra. Maria Paula Botelho, explica que muitas vezes os sintomas podem ser de outras doenças como Sífilis, Herpes e Molusco contagioso que é mais comum em crianças. 

Quando a gente investiga os casos suspeitos, primeiro pensamos a essas doenças que são mais prevalentes para depois pensarmos à Varíola dos Macacos. Se não tiver vínculo epidemiológico já descartamos e encaminhamos para tratamento específico. As lesões provocadas pela Sífilis, Herpes e Molusco são semelhantes às provocadas pela Varíola”, explica a Gerente da Vigilância Epidemiológica. 

Veja a entrevista concedida a Ligiane Ciola