Maringá planeja ter 57km de ciclovias até 2023

Maringá planeja ter 57km de ciclovias até 2023

foto – Mileny Melo – PMM

A Prefeitura pretende concluir o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) até a metade de 2022. 

Neste contexto, são previstas as realizações de projetos e licitações para a construção de novas ciclovias e reformas das existentes.

O objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana é alcançar cerca de 57 quilômetros de ciclovias até 2023.

O PlanMob já passou, desde 2020, pelas etapas de mobilização inicial e do Diagnóstico e Prognóstico. Agora está na definição das Diretrizes e Concepção das Propostas e já entrará na etapa final de consolidação do plano. Entre os diversos dados levantados estão que a bicicleta representa em Maringá 6% dos deslocamentos, o dobro da média nacional, que é de 3%.

 
“Estamos acompanhando o crescimento do uso de bicicletas e veículos de duas rodas em Maringá”, comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur. “Por isso, fizemos projetos para ampliar a malha cicloviária, reformar trechos e também temos campanhas educativas nesse segmento”. 
 
 
A gerente de projetos de Mobilidade Urbana de Maringá, Elise Savi, informa que o calendário tem mais duas audiências públicas. A próxima será em 11 de março, às 19h, no auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal, com transmissão online. Nesse encontro serão definidas as diretrizes e propostas para o PlanMob. A conclusão do PlanMob será na audiência do dia 5 de abril, às 19h.