Maringá continua a planejar o futuro e vai discutir o tema com a sociedade em audiências públicas, organizadas como parte do processo de elaboração do novo Plano Diretor.
As reuniões, que serão realizadas entre os dias 26 e 30 de agosto em cinco regiões da cidade, buscam estimular o cidadão a indicar as prioridades de investimentos públicos em suas comunidades.
Os encontros previstos nas escolas municipais de Maringá sempre acontecem a partir das 20h.
O Plano Diretor aponta diretrizes para desenvolvimento e expansão urbana da cidade. Debates com diferentes segmentos da sociedades, nas chamadas Audiências de Planejamento e Gestão de Territorial (APGTs), contribuem para formatar o documento, revisado a cada 10 anos. A expectativa é superar todas as etapas do processo e concluir o plano no início de 2020.
Os debates para elaboração do plano são conduzidas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Maringá (Ipplam), criado em maio de 2018 exatamente para organizar a ocupação do espaço urbano a partir de diretrizes técnicas. “A história da cidade, desde sua colonização, aponta para o planejamento como pilar fundamental do seu desenvolvimento”, explica o presidente do Ipplan, arquiteto Edson Luiz Cardoso.
Agenda das audiências:
– 26 de agosto – Escola Municipal Osvaldo Cruz, Rua Otávio Periotto, 166, Centro
– 27 de agosto – Escola Municipal Gabriel Sampaio (av. Tuiuti x rua Mônica Maria, Conjunto Léa Leal)
– 28 de agosto – Casa da Cultura Alcídio Regini, Av. Sophia Rasgulaeff, 693, Jardim Alvorada.
– 29 de agosto – Escola Municipal Pioneira Jesuína de Jesus Freitas, Rua Flausina Francisca de Souza, 290, Vila Santa Izabel.
– 30 de agosto – Escola Municipal Padre Pedro Ryo Tanaka, Av. Cerro Azul, 2108, Jd. Novo Horizonte