Maringá retoma vacinação contra febre amarela e Covid-19

foto: Rosana Rosa\Agência Brasil

Secretaria de Saúde, informa que a vacinação contra a febre amarela foi retomada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Devido ao baixo estoque disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o imunizante estava disponível em apenas algumas unidades. Com o recebimento de novas doses, o município conseguiu readequar a distribuição para todas as UBSs.

A vacina contra febre amarela deve ser aplicada aos 9 meses e aos 4 anos, tendo limite de aplicação aos 59 anos, caso não tenha recebido dose na idade recomendada. A vacina não é mais aplicada como dose de reforço a cada 10 anos. No entanto, é necessário avaliar a idade que recebeu a 1ª dose, já que pode haver necessidade de reforço caso a dose tenha sido recebida antes de completar 5 anos. Pessoas que receberam a dose com 5 anos ou mais não têm indicação de reforço.

Covid-19 – A Prefeitura de Maringá retomará a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 3. O município receberá nesta segunda-feira, 2, 425 doses do imunizante XBB Monovalente, que começou a ser aplicado em maio deste ano e protege contra novas cepas do vírus. O município solicitou 5 mil doses, mas recebeu menos de 10% desse total.

Devido ao quantitativo que será entregue, a vacina estará disponível em 9 UBSs a partir desta terça-feira, 3. Para receber o imunizante é necessário apresentar documentos pessoais, principalmente CPF e carteirinha de vacinação.

Quem deve se vacinar contra a Covid-19:

– Crianças de 6 meses até 4 anos 11 meses 29 dias;

– Pessoas com 5 anos de idade ou mais que façam parte dos grupos prioritários;

– População geral com 5 anos ou mais que não tenham nenhuma dose anterior de vacinas contra a Covid-19;

– População geral com 18 anos ou mais, independente do número de doses anteriores de vacinas contra a Covid-19;