Maringá segue orientações do MS e isolamento para casos leves de Covid passa a ser de 7 dias

Maringá segue orientações do MS e isolamento para casos leves de Covid passa a ser de 7 dias

foto – Aldemir de Moraes – PMM

A Prefeitura de Maringá adotou hoje, 11, a medida anunciada ontem à noite pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, pessoas com casos leves de covid-19 terão que ficar em isolamento por sete dias. A contagem começa pela data declarada pelo paciente dos primeiros sintomas de coronavírus. 
De acordo com a Prefeitura de Maringá, a orientação em caso de piora do quadro, com presença de falta de ar, febre persistente, é retornar ao serviço de saúde.
 
Para pacientes com sintomas graves, a recomendação é de dez dias de isolamento, conforme avaliação médica. As medidas seguem orientações do Ministério da Saúde.
Caso o resultado seja negativo, mas o paciente apresente febre, a orientação é o isolamento por cinco dias. Quando o resultado der negativo, mas os sintomas forem considerados graves, o isolamento deverá ser de dez dias, contando do início dos sintomas.
DESCRIÇÃO DO QUADRO DE CLASSIFICAÇÃO DE GRAVIDADE 
Casos Leves: Tosse, dor de garganta, coriza, congestão nasal, cefaleia, perda do olfato/paladar ou febre.
Casos graves: Saturação de oxigênio menor que 92%, taquipneia, sinais de hipotensão, taquipneia, confusão mental, tiragem intercostal ou outras disfunções orgânicas. Crianças também podem apresentar gemência, incapacidade de mamar ou beber e convulsões.