O diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá confirmou na manhã deste sábado que a 14ª remessa de vacinas enviadas pelo governo do estado já começaram a ser transferidas para as cidades da região, e que ainda neste sábado chegaram também nas UBS de Maringá. A cidade canção não está vacinando neste sábado, mas o município informou que a campanha de vacinação voltará neste domingo, 25.
Ederlei elogiou a estrutura organizativa do governo do Paraná e dos municípios que estão obtendo exito na campanha de vacinação.
“Nosso sistema de imunização é muito eficaz e rápido. Maringá vacinou quase 8 mil pessoas em um único dia na semana que está terminando, isso é 2% da população, se nós tivessemos vacinas em quantidade suficiente poderíamos vacinar toda a população com muita agilidade.”, afirma Ederlei, que abre um parênteses para dizer que “Maringá tem capacidade de vacinar até 10 mil pessoas por dia, tendo vacina, avança rápido” mas que o governo do estado não quer que as vacinas fiquem paradas nas unidades de saúde. “Quanto mais a vacina chegar no braço das pessoas, mais imunidade teremos, e a tendência é o número de positivados caírem nas faixas de idades já vacinadas”, explicou o diretor da 15ª que atende trinta municípios da região.
Na entrevista a O FATO MARINGÁ, Alkamin falou também da importante experiência realizada pelo Instituto Butantan na cidade de Serrana no interior de São Paulo, onde toda a população acima de 18 anos foi vacinada. “Serrana está desde o dia 28 de março sem intubar ninguém, e isso atesta que a vacina é eficaz para produzir imunidade coletiva”.
AGORA NA TV WEB – O FATO MARINGÁ
CLIQUE PARA ASSISTIR A TV WEB O FATO MARINGÁ