Maringá terá primeira Mostra de Performance Feminista

Maringá terá primeira Mostra de Performance Feminista
No próximo domingo (20) começa a Mostra de Performance Feminista “Malditas” no Parque Alfredo Nyffeler, às 15 horas, com a oficina “Afetividades e violências diante do machismo em redes sociais”, com Jaqueline Vasconcellos (BA). O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aniceto Matti, lei de incentivo cultural da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura.
Diferentemente do teatro, a arte da performance corresponde a uma linguagem que se preocupa em expandir a expressão e ação do corpo para além do palco e/ou espaços convencionais do fazer cênico, muitas vezes apresentando temáticas relacionadas a questões existenciais, humanas e sociais.
A mostra, com participação de mulheres performers de todo o Brasil, contará com ações formativas (oficinas) e ações performativas que acontecerão de forma descentralizada pela cidade. As ações seguirão até o mês de junho.
A idealizadora Ludmila Castanheira explica a importância de se organizar uma mostra com mulheres: “Convencionou-se que espaços públicos não são para mulheres. Menos ainda quando essas mulheres ocupam a cidade com arte. Estar nas praças, ruas, parques com trabalhos artísticos de mulheres dos mais diferentes corpos é uma maneira de dizer que existimos para além da idealização social que fazem de nós. É tecer narrativas sobre nós, em nossos próprios termos.”
OFICINAS:
Dia 20/02 “Afetividades e violências diante do machismo em redes sociais”, com Jaqueline Vasconcellos (BA). Local: Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão) às 15h.
Dia 21/02: “A Experiência da vida é a pergunta – corpo, espaço, tempo e a estética da kitnet como possibilidade de existência e produção artística”, com Luanah Cruz (SP). Local: Feira do Produtor (Estádio Willie Davis) às 19h.
Dia 22/02: “A Experiência da vida é a pergunta – corpo, espaço, tempo e a estética da kitnet como possibilidade de existência e produção artística”, com Luanah Cruz (SP). Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367) às 19h.
Dias 07, 08 e 09/03: “Inventário de Gestos”, com Cássia Nunes (GO). Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367) às 19h.
Dia 01/04: “O corpo não é só a carne”, com Maria Léo Araruna (DF). Local: Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão) às 15h.
Dia 20/05: “Ouvimos silêncios”, com Betina Batista (AP). Local: Parque Alfredo Werner Nyffeler (Buracão) às 15h.
AÇÕES PERFORMATIVAS:
Dias 23 e 24/02: “Experimento 16: ′A Experiência da vida é a resposta′”,  de Luanah Cruz (SP). Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367) às 20h. Classificação Livre.
Dia 25/02: “Reza por mim para te esquecer”, de Jaqueline Vasconcellos (BA). Local: Praça Raposo Tavares às 18h. Classificação Livre.
Dia 11/03: “Tipografia Cítrica”, com Cássia Nunes (GO). Local:  Praça Raposo Tavares às 18h. Classificação Livre.
Dia 06/04: “Manifesto Trav(Eco)-Ciborgue”, com Maria Léo Araruna (DF). Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367) às 20h. Classificação: recomendado para maiores de 12 anos.
Dia 17/05: “Cajado”, com Betina Batista (AP). Local: Arena das Artes (Av. Dep. José Alves dos Santos, 4367) às 20h. Classificação: recomendado para maiores de 16 anos.
Em Junho haverá participação de artistas locais que serão selecionadas. As inscrições abrirão em breve.
ASC/PMM