Já está em Portugal a equipa médica das forças armadas alemãs enviada pelo Governo de Angela Merkel para ajudar a aliviar a pressão da Covid-19 sobre os hospitais portugueses.
Os 26 profissionais de saúde viajaram a bordo de um Airbus 400, da Luftwaffe, a força aérea alemã, desde Wunstorf, no norte da Alemanha, para Lisboa.
A equipa viaja para Portugal com o objetivo de ajudar a aliviar a pressão sobre as unidades de cuidados intensivos (UCI) do Sistema Nacional de Saúde devido à “guerra à Covid”.
Os profissionais de saúde alemães vão ficar a trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa, informou o Ministério da Saúde.
A equipe germânica inclui oito médicos, 18 enfermeiras e entre o equipamento transportado para Lisboa estão 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, 150 bombas de infusão e igual número de camas hospitalares.
O embaixador da Alemanha em Portugal disse tratar-se da “equipa de apoio médico inicial”. “Eles têm previsto rodar no espaço de três semanas com uma nova equipa que virá dentro de 21 dias. Este é um apoio de longo prazo”, afirmou Martin Ney, no momento da aterragem da equipa médica germânica.
Ao lado do representante diplomático da Alemanha em Lisboa estiveram os ministro portugueses da Defesa, João Cravinho, e da Saúde, Marta Temido.