A Festa do Sacrifício da religião Islâmica começou nesta quarta-feira, 28 de junho e termina sábado 1 de julho e em Maringá, a comunidade Muçulmana se reuniu na Mesquita que fica a pouco metros da avenida Carlos Borges. OFATOMARINGA.COM transmitiu AO VIVO toda a cerimônia da Festa do Sacrifício em sua web tv e repropõe um extrato dos melhores momento aqui no Portal.
O Sheick Victor Abdunasser Conceição, lembrou que a mensagem central que a mensagem central que a festa traz no dia de hoje é a de que todos os homens que andam no caminho de Deus (Alá), são iguais independente de suas origens, cor de pele e posição social.
“O jejum e a oração durante os 29 dias que precederam a festa, abrem o caminho para refletirmos sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre a necessidade de ajudarmos o próximo”, explica o Sheick.
O presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá – Mohamed Fares, disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que para comunidade é um dia muito importante para o Muçulmano e que a Mesquita recebe fiéis de várias cidades da região em modo rotineiro. Mohamed disse ainda que qualquer pessoa pode visitar a Mesquita, basta entrar em contato por um dos canais de comunicação à disposição.
“É um momento que a gente reflete sobre as necessidades das pessoas que não têm condições, e o Muçulmano é chamado a contribuir com doações que pode ser uma cesta básica e também em outros modos de caridade, que é um dos cinco pilares do Islamismo”, disse Fares.
telefone (44) 3224-5786
mesquitademaringa@gmail.com
@mesquitadmaringa
PILARES DO ISLAMISMO
-
A profissão da fé, com um Deus único e absoluto (Allah), e Muhammad é seu profeta;
-
Orações 5 vezes ao dia: às 5h30, 12h, 15h30, 18h, 19h30;
-
Jejum no mês do Ramadã;
-
Caridade;
-
Peregrinação à Meca, se o fiel tiver condições financeiras.
SIGNIFICADOS DA FESTA
No calendário muçulmano, um feriado começa no pôr do sol do dia anterior, por isso a Festa do Sacrifício em 2023 começou a ser observado no pôr do sol de terça-feira 27 de junho.
O evento religioso o sempre cai no mesmo dia, de acordo com o calendário islâmico que é regulado pelo calendário lunar.
O nome em árabe ´Eid al-Adha (A Festa do Sacrifício) é um dos dois principais banquetes islâmicos (o outro é o Eid al-Fitr). Esta festa cai no 10.º dia do calendário lunar de Zul-Hijja e é o ato conclusivo da peregrinação que acontece em Meca.
A celebração recorda a fé do Profeta Abraão ao sacrificar animais como camelos, cabras e ovelhas no caminho de Alá. A carne obtida por esse sacrifício é dividida em três porções, as quais uma é para a pessoa, a outra é para a família e os amigos e a terceira é para os pobres e necessitados. A festa do Eid al-Adha é celebrada tendo realizado a peregrinação ou não.