MON exibe “A Casa do Mestre”, documentário biográfico do russo Serguei Eisenstein

Exibições gratuitas acontecerão em 27 de setembro e nos dias 11 e 18 de outubro, sempre às 16h, no Miniauditório do Museu Oscar Niemeyer (subsolo). Realizado em 1998, o filme comemorou o centenário de nascimento do diretor considerado um dos mais inovadores e pioneiros do cinema.

MON exibe documentário sobre Serguei Eisenstein Foto: Mercello Kawase

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai exibir o documentário biográfico “A Casa do Mestre”, sobre a vida e obra de Serguei Eisenstein. As exibições gratuitas acontecerão em 27 de setembro e dias 11 e 18 de outubro, sempre às 16h, no Miniauditório do MON (subsolo).

Realizado em 1998, o filme comemorou o centenário de nascimento do cineasta russo. É dirigido por Aleksandr Iskin, Mariana Kireeva e Naum Kleiman, que também assina o roteiro e é cocurador da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, em cartaz na sala 11 do Museu.

Considerado o documentário mais completo sobre o artista, o longa é composto de nove episódios, que relatam, por meio de arquivos raros e um rico material audiovisual, os principais eventos da vida de Serguei Eisenstein, traçando paralelos com a história da Rússia no século XX e com a própria história do cinema mundial. O documentário teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de San Francisco (EUA). Em 1999, foi vencedor do prêmio TEFI (Rússia) na categoria Melhor Documentário.

A exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, é uma realização do Museu Oscar Niemeyer e comemora os 125 anos de nascimento do cineasta. A mostra poderá ser vista na Sala 11 do MON até 22 de outubro.

Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.