Na manhã desta quarta-feira (9), às 7h37, os sinos da Catedral São José, em Campo Mourão, tocaram em anúncio festivo comunicando que a Diocese de Campo Mourão recebeu com alegria a notícia da nomeação de seu 6º bispo diocesano. O Papa Francisco escolheu o monsenhor Evandro Luís Braun, da Diocese de Ponta Grossa, para assumir a missão de pastorear a Igreja local.
Mais tarde, às 9h, a Diocese de Ponta Grossa realizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, na qual o novo bispo nomeado dirigiu suas primeiras palavras à comunidade. A live teve início com a participação do bispo diocesano de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, que foi o 5º bispo da Diocese de Campo Mourão.
“Com alegria recebemos a notícia da nomeação de Mons. Evandro para a Diocese de Campo Mourão. O bispo é o sucessor dos apóstolos; na comunidade, ele é como Pedro, que confirma os irmãos na fé e conduz o povo de Deus”, afirmou Dom Bruno.
Durante a acolhida, Dom Bruno entregou ao bispo eleito o solidéu, símbolo de que o bispo pertence inteiramente a Deus. Um dos momentos mais significativos da live foi a entrega da cruz peitoral comemorativa dos 60 anos da Diocese de Campo Mourão. Ao final, Dom Bruno deu as boas-vindas a Dom Evandro ao colégio episcopal, com ênfase especial no Regional Sul II da CNBB.
Monsenhor Evandro expressou gratidão pela acolhida de Dom Bruno e por sua disponibilidade desde o primeiro contato sobre a nomeação. Em sua fala, dirigiu-se com carinho aos padres da Diocese de Campo Mourão: “Quero saudar os padres, especialmente o Pe. Genivaldo, Administrador Diocesano, o Colégio de Consultores e todos os padres amados da Diocese. Desde que soube da nomeação, comecei a rezar por vocês, grandes colaboradores na missão do bispo. Sempre procurei ser dócil e obediente aos meus bispos, e desejo continuar assim: próximo e disponível. Contem com o meu ‘sim’ como bispo a serviço de vocês, e peço também o ‘sim’ de cada padre para a missão que Deus nos confia. Vamos servir juntos à Igreja. Os padres e os diáconos são grandes colaboradores, e com eles quero colocar minha vida inteiramente a serviço desta amada diocese.”
Ao se dirigir ao povo de Deus da Diocese de Campo Mourão, Mons. Evandro falou com emoção e entusiasmo: “Querido povo de Deus, vou com alegria ao encontro de vocês. Deus pede esse serviço com alegria, e é assim que quero viver meu ministério episcopal. Quando fui ordenado diácono, Deus me dizia: ‘sirva com alegria’. Desde então, essa tem sido minha missão. Como padre, experimentei o olhar amoroso de Jesus e procurei ser esse olhar na vida das pessoas. Como bispo, quero continuar servindo com alegria, sendo esse olhar de Cristo que ama e cuida. Contem com minhas orações, com minha presença e com meu serviço. Com os padres, diáconos e religiosos da diocese, quero servir com alegria a Deus e ao povo que Ele nos confia.”
Mons. Evandro também destacou que sua missão não é iniciar um novo caminho, mas dar continuidade à história já em curso na Diocese: “É tempo de receber o bastão e seguir na corrida com aqueles que já estão em Campo Mourão.”
Ao final da transmissão, o bispo eleito concedeu sua bênção especialmente à Diocese de Campo Mourão: “São José, que no silêncio disse ‘sim’ com totalidade, seja nossa referência e nosso protetor, como é para a diocese. Que, por sua intercessão e da Virgem Maria, Deus vos abençoe!”
O Administrador Diocesano, Pe. Genivaldo Barbosa, entrou em contato com Dom Evandro para saudá-lo e expressar sua alegria pela nomeação.
Amanhã (10), o bispo nomeado terá seu primeiro encontro, mesmo que de forma remota, com o Colégio de Consultores. No final do mês, acompanhará o Pe. Genivaldo na Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que acontecerá entre os dias 30 de abril e 9 de maio, em Aparecida – SP, representando oficialmente a Diocese de Campo Mourão.
CONHEÇA MONS. EVANDRO LUIS BRAUN:
O padre Evandro Luis Braun nasceu em 3 de agosto de 1976, em Teixeira Soares (PR), filho primogênito de Genito Antônio Braun e Suely Maria Braun.
Ingressou no seminário em 28 de fevereiro de 1990, quando ainda cursava a 8ª Série do Ensino Fundamental, no Colégio Nossa Senhora das Graças, em Irati, residindo no seminário Menor Mãe de Deus até a conclusão do 2º Grau.
De 1994 a 1996 cursou Filosofia, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa, residindo no seminário São José. Cursou Teologia de 1998 a 2001, no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae, em Ponta Grossa, residindo no Seminário São João Maria Vianney. Em 1997, foi auxiliar de formação, no Seminário Menor Mãe de Deus.
Foi ordenado presbítero em 15 de setembro de 2002, na paróquia Imaculada Conceição, Teixeira Soares, adotando o lema: “Fitando-o, Jesus o amou” (Mc 10,21).
Atividades pastorais e serviços exercidos
De 2001 a 2009, foi professor da escola de Teologia para Leigos, em Ponta Grossa; De 08 de março de 2002 a 12 de dezembro de 2002, foi auxiliar de formação no seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça, em Carambeí; De 8 de março de 2002 a 12 de dezembro de 2015, foi professor da disciplina “Vocação e Discernimento Vocacional” também no seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça.
De 1º de janeiro de 2003 a 12 de fevereiro de 2010, foi reitor do Seminário Propedêutico Mãe da Divina Graça e vigário paroquial da paróquia Imaculada Conceição, em Carambeí. Exerceu ainda as funções de secretário da Organização dos Seminário e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (OSIB) do regional Sul 2 da CNBB (Paraná) de 19 de julho de 2007 a 14 de julho de 2011.
De 2008 a 2011, foi membro da equipe diocesana de formação “Escuta e Oração”. De 13 de fevereiro a 1º de fevereiro de 2020, foi pároco da paróquia Senhor Menino Deus e reitor do Santuário de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul; De 2010 a 2015, foi diretor espiritual do seminário propedêutico da diocese de Ponta Grossa; De 2010 a 2019 foi coordenador e professor da Escola de Teologia para Leigos Santo Agostinho, do setor 5 da diocese.
Foi coordenador da Pastoral Presbiteral da diocese de 2012 a 2014; De 25 de abril de 2014 a 20 de novembro de 2019, foi assessor do regional Sul 2 da CNBB da Pastoral do Turismo. De 2020 a 19 de novembro de 2023, foi tesoureiro da Coordenação da Pastoral Presbiteral da diocese de Ponta Grossa.
O monsenhor integra, até então, o Colégio de Consultores; é padre exorcista, pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, auxiliar na Formação Espiritual do seminário diocesano São José e assessor eclesiástico das oficinas de Oração e Vida na diocese de Ponta Grossa. Também é membro do Conselho das Irmãs Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião, e seu vigário geral, secretário do regional Sul 2 da Pastoral do Turismo. Tem orientado retiros para seminaristas, religiosos e religiosas e para o clero de dioceses.
Fonte: CNBB